PDA

View Full Version : Se a GF FX não foi feita para o usuário doméstico ela foi feita pra quem: marcianos?

amachado
30-01-2003, 00:36:15
Algumas pessoas estão falando que a GeForce FX não foi feita para usuários domésticos e sim para os desenvolvedores de jogos. Se ela não foi feita para usuários domésticos ela foi feita pra quem: marcianos? Se a Geforce FX não foi feita para usuários domésticos como alguns dizem, quando a NVIDIA lançara uma placa para usuários domésticos? Sim porque um dia a GeForce 4 ficara desatualizada. A GeForce FX foi feita para usuários domésticos, como a TNT 2, Geforce 256, Geforce 2, Geforce 3 e Geforce 4 foram também. Eu duvido que essa afirmação tenha sido feita pela própria NVIDIA, até porque seria suicídio comercial ela afirmar para os consumidores domésticos que a placa não foi feita para eles. A grande verdade é que a Geforce FX foi feita para usuários domésticos, mas como ela é muito melhor em tecnologias do que em desempenho, ai inventaram essa historia para justificar o desempenho abaixo da expectativa.

A Geforce FX foi um erro bizarro da NVIDIA. A ATI lançou a Radeon 8500 no 2º semestre de 2001 e lançou sua sucessora Radeon 9700 no 2º semestre de 2002 (1 ano após). A NVIDIA lançou a GeForce 4 no 1º semestre de 2002 e lançou sua sucessora GeForce FX no 1º semestre de 2003 (1 ano após). A diferença de desempenho da Radeon 9700 para a Radeon 8500 foi maior que a diferença de desempenho da Geforce 4 para a Geforce FX, o que demonstra que a ATI evoluiu mais em desempenho do que a NVIDIA. O fato da GeForce FX ser mais lenta que a Radeon 9700 não seria um problema se ela não tivesse sido lançada 1 semestre após Radeon 9700. O maior problema da GeForce FX é o fato dela esquentar muito, ser mais cara e o que é pior: possuir um cooler barulhento e que ocupa 2 slots no gabinete.

Não há sentido em comprar uma placa que é mais cara, mais lenta, mais barulhenta, que esquenta mais e que ocupa 2 slots ao invés de 1 se há uma concorrente que é o inverso disso tudo. Se a NVIDIA quiser vender bem a GeForce FX ela terá que tirar esse cooler ridículo (e por um convencional) e reduzir o preço dela. Para isso a NVIDIA devera resolver os problemas referentes ao processo de fabricação de 0.13 mícron ou reduzir o clock do processador. Com a evolução dos drivers, a placa ficara até 20 % mais rápida, mais ainda assim não será a melhor opção para os gamers. Se a Geforce FX já esta perdendo para a Radeon 9700 (R300), imaginem o que acontecera quando lançarem (em março) a Radeon 9800/9900 (R350)?

Apesar disso tudo, a NVIDIA não vai falir. Embora o lançamento da GeForce FX pela NVIDIA lembre o lançamento da VooDoo 5 6000 (4 processadores) pela 3DFX, as circunstancias são completamente diferentes. No capitalismo financeiro, o que importa é o valor das ações da empresa na bolsa de valores e nesse aspecto a NVIDIA supera em muito a ATI. A NVIDIA deve perder parte do mercado para a ATI, ter seus lucros reduzidos e quem sabe até ter prejuízo pela primeira vez. O máximo que pode acontecer é ela perder a liderança de vendas para ATI mais falir não. Também devemos levar em conta que a NVIDIA tem os melhores engenheiros e programadores do mundo nessa área e que o lançamento da GeForce FX não diminui a genialidade dos seus engenheiros. A NVIDIA tem todas as condições de voltar ao topo, e continuar se revezando com a ATI no lançamento das placas de vídeo mais rápidas e mais avançadas tecnologicamente.

BlackSilver
30-01-2003, 02:42:06
Desculpe mas não concordo na maior parte dos pontos

Primeiro ela não é mesmo para usuários domésticos...........Aliás é sim, mas é muito mais importante o impacto que poderá ter entre os desenvolvedores, porque é IRRELEVANTE as vendas dela para gamers, se ninguém quiser comprar, não compre, nõa fará nenhuma diferença notável para a Nvidia

A placa é um lixo sim para usuários domésticos, cara demais, barulhenta demais, performance a menos, pelo menos por enquanto

Espere mais uns meses até os drivers amadurecerem, e depois Doom3 que a placa começará a mostrar seus pontos fortes

Quem tem dinheiro sobrando, não liga muito para o barulho e tem uma fonte boa ( como a maioria dos gamers entusiastas do 1° mundo) compre uma Fx, que será melhor quando melhorarem os drivers, e se tornará verdadeiramente daqui a uns 8 meses com Doom3, e a partir de um ano, um ano e meio deve passar a ser bem melhor

Quem vai ficar até um ano com uma dessas placas, pegue uma R9700

Ela é feita sim para desenvolvedores, vai vender para muito cara interessado no 3DStudioMax e outros similares, vai vender para desnolvedores de jogos que não queiram pagar um valor várias vezes superior pela Quadro

Deverá cumprir seu propósito e espalhar as tecnologias com antecedência aos desenvolvedores de jogos, enquanto a placa gamer o NV31
está sendo feito

Não sei porque essa preocupação com o Nv30.....ninguém vai comprar ele mesmo ou uma Radeon 9700

Crucifiquem a placa daqui a 1 ano se ele continuar a ser pouca coisa mais lenta e dentro de 1ano-1,5anos não começar a aparecer jogos que tirem proveito dela

Até lá vamos esperar

-=HeLL_KiNG=-
30-01-2003, 11:53:20
hauuhahuauhahuahuahuahuauhauhauhhuauahuahuhauhahauahuauhahuahuahuahuauhahuauhauuhauhahuahuauhahuahuauhaauhauhhuahu porra rachei o bico quando li o nome do topico:

Se a GF FX não foi feita para o usuário doméstico ela foi feita pra quem: marcianos?

huauhauhauhauhuahuhauahuhaua lol muito engraçado :D :D :D

eu ainda acho q com os drivers corretos ela ainda tera desempenho acima das 9500 e 9700 ,vamo v né :P

NeoRSC
30-01-2003, 11:54:58
VCS tem que lembrar que quando a Ti4600 foi lançada a um ano e meio-dois (Se não me engano), nessa época não tinha jogos que tirassem total proveito dela, só no fim do ano passado que foram lançados jogo que exigiram o maximo da Ti, o mesmo naturalmente acontece com a FX...

ButtHead-ZA
30-01-2003, 12:28:31
eu achu q issu eh uma discussao boba, sem importancia pq ninguem tem grana pra comprar ela mesmo (pelo menos naum nois brasileiros) com excessao do pacote eh claro... :D :D

NeoRSC
30-01-2003, 16:23:36
ButtHead-ZA ... acho que essa Hermione aí tá com cara de quem vai vomitar HeHeHe... tá até vesga...

:D :D :D

ButtHead-ZA
30-01-2003, 22:21:16
Originalmente enviada por neorsc
ButtHead-ZA ... acho que essa Hermione aí tá com cara de quem vai vomitar HeHeHe... tá até vesga...

:D :D :D

ahueHUeAue oh as viajem do loko meu... nada a ver kra aheaue
mas calma mais alem eu boto otra :D

Fenris Wolf
30-01-2003, 22:21:40
Originalmente enviada por neorsc
VCS tem que lembrar que quando a Ti4600 foi lançada a um ano e meio-dois (Se não me engano)

C bebeu? Faz no máximo faz um ano!

Mas eu acho que a GeForce FX Já era velho... Sim, concordo com o BlackSilver, ela é desenvolvida para o mercado profissional, mas mesmo assim é fraca para o mercado profissional (não tem nem moral comparar ela com uma FireGL)...

Anyway, não importa se vão comprar ela ou não, não importa se compram Radeon 9700 pro ou não, pois as vendas dessas marcas estão mesmo em torno das Ti4200 (talvez a 4600) e das Radeon 8500...
Isso é baba pra nVidia e pra ATI superarem... Sim, com o tempo elas vão se tornar top de venda e as citadas acima vão ser esquecidas, pois vai ser em um tempo em que UT2k3 vai ser um gráfico simples...

[]s

BlackSilver
31-01-2003, 03:43:17
Mas aí também o certo seria por uma Quadro FX contra a FireGl1, não cheguei a ver um benchmark comparando as duas até o momento a FireGl1 é a melhor entre os profissionais, mas não vi a QUadro do NV30

Entre as versões normais uma TI4600 ganha longe de uma R9700 PRO em testes no 3DStudio Max5

Rodricity
31-01-2003, 12:08:00
Seguinte eu acho que as GEFORCE FX de uma forma ou de outra está a frente das R9700...Não dá pra tirar resultado da sua performance ainda pq a placa ainda não foi lançanda oficialmente..e não tem drivers maduros...quanto ao cooler, não vejo problema do barulho...pra mim o que importa é a performance...e acredito que vão lançar versões com coolers mais modestos...A ATI vai lançar logo logo outra placa pra competir a altura das GEFORCE FX..

BlackSilver
01-02-2003, 03:56:51
Eu acho que o barulho incomoda muito, alguns sites de hardware gravaram o barulho de uma FX e comparou com uma R9700 Pro, e ela é bem + barulhenta, mas isso depende da pessoa, eu acho uma Ti4200 extremamente barulhenta, uma Fx então:)

Dou 90% de chance d que o NV31, que deve ser a versão MX da placa vai ter um cooler perfeitamente normal ,ainda mais que deve levar mais dois meses para sair
e até a Nvidia aperfeiçoa o processo de fabricação e lança elas como uma GF4:)

Rafinha
02-02-2003, 00:53:50
Originalmente enviada por BlackSilver
Eu acho que o barulho incomoda muito, alguns sites de hardware gravaram o barulho de uma FX e comparou com uma R9700 Pro, e ela é bem + barulhenta, mas isso depende da pessoa, eu acho uma Ti4200 extremamente barulhenta, uma Fx então:)

Dou 90% de chance d que o NV31, que deve ser a versão MX da placa vai ter um cooler perfeitamente normal ,ainda mais que deve levar mais dois meses para sair
e até a Nvidia aperfeiçoa o processo de fabricação e lança elas como uma GF4:)

Tbm acho essa minha 4200 barulhenta demais, quando eu ligo o PC faz um barulhão que no começo achava que tinha alguma coisa estragada, mas eh a placa msm! :p

Arturboi
02-02-2003, 16:58:49
Amigos... será q vcs não tão marcando não!?? Que eu saiba a FX q foi desenvolvidada pra criadores, designers e etc. é xamada "GeForce FX Quadro". Ou será q to enganado!? Eu ví issu no site da NVidia!!!!

BlackSilver
02-02-2003, 17:10:37
Originalmente enviada por Arturboi
Amigos... será q vcs não tão marcando não!?? Que eu saiba a FX q foi desenvolvidada pra criadores, designers e etc. é xamada "GeForce FX Quadro". Ou será q to enganado!? Eu ví issu no site da NVidia!!!!

Isso para os que podem gastar uma fortuna em uma(s) quadros, compensa muita mais as vezes comprar uma versão normal que é muito mais barata e dependendo da finalidade é pouca coisa mais lenta