PDA

View Full Version : Pirataria

Rainor
20-11-2001, 17:27:09
Vc pirateia? .... (não, não precisa responder, apenas vamos pensar um pouco sobre o assunto).

Todos os maníacos por games pirateiam, isso é um fato. O que ocorre é que queremos possuir, experimentar, analisar a maior quantidade de jogos possível. Gostamos de ver como estão os gráficos, a jogabilidade; gostamos de chamar os amigos e mostrar pra eles, só pra ver eles babando ( a maioria dos mortais não entende lhufas de jogos pra PC). Ora, pra podermos fazer isso temos de ter um monte de jogos e não há dinheiro que chegue.

O problema de piratear é que cria um círculo vicioso em que a indústria de jogos não arrecada e, por isso, deixa de lançar jogos naquele lugar e daí só nos resta piratear.

Outro problema é que, muitos jogos não têm um demo pra mostrar como ele é e, assim, temos de piratear pra ver que tal é o bicho.

Outra chateação de ter cópia pirata é ter de correr atráz de serial-keys para poder jogar multiplayer; de não poder atualizar a versão pois o patch não reconhece o crack; não poder baixar novas unidades no site oficial, etc.

Se a gente analizar, em dólar, o preço do jogo nacional até que não é caro. O problema é que os nossos salários são apenas uma fração do que o pessoal ganha nos países civilizados. Além do que, muitos jogos nem são lançados aqui e, quando são, demoram um monte pra chegar.

Qual a solução pra isso?

Acho que devemos perder um pouco a mania de querer ter tudo quanto é jogo que aparece (teve um tempo em que eu achava que tinha de ter todos os RTSs que apareciam - comprei cada bomba). Analizar os demos pra ver se o jogo vale a pena. Piratear sim, quando for um jogo que ainda não foi lançado aqui e, se acharmos legal, com bastante rejogabilidade, devemos comprar o original (eu gostava tanto de Warcraft II que comprei a versão em inglês, a versão em português, a expansão e a versão gold).

Assim continuaremos a experimentar os mais diversos tipos de jogos ao mesmo tempo em que injetamos dinheiro na indústria de modo a poderem continuar produzindo mais e melhores jogos.

O que vcs acham?

Lrafael
20-11-2001, 22:19:09
concordo :PPPPPPPPP
eu tb faço isso ;P

Phantom
20-11-2001, 22:29:29
Primeiro eu acho q a industria de jogos no brasil devia acordar, ja está melhorando com a tradução dos jogos, mas e o preço???
Se o jogo original custasse uns R$ 30,00/40,00 vc compraria pirata?? eu acho q não...... e as empresas venderiam muito mais...

Não sei como essas empresas trabalham, elas por acaso importam o jogo de uma loja nos EUA e vendem aki? pra justificar o preço só assim. E pensem comigo, vc prefere vender 40 cd's a 30 reais (tendo um lucro de 10) ou 10cd's a 50 (tendo um lucro de 30)????

Eu tenho varios jogos originais pq eu simplesmente achei q o jogo valia a pena ser comprado e outra coisa q ninguem faz muito aki no Brasil é trocar e vender seus jogos.

BatZ
20-11-2001, 22:50:22
clap clap clap clap.....

falou tudo, cara!!!
acho q tem 2 aspectos importante, jogo original é outra coisa, num tem como comparar aquele cdzinho pirata com a capa xerocada em b&p (isso qdo muito), com o original, na caixa bonitinho.... e o segundo e mais importante é esse q vc disse... a galera quer ter tudo e só pirateia, mas acaba e se esquecendo que se todo mundo fizer o mesmo o mercado dos games vai cair e muito.... os jogos duram em média 1,5 a 2 anos de desenvolvimento, isso numa equipe de mais de 20 pessoas, sem falar no marketing, gastos com produção etc.... sendo assim, tem um gasto bem alto e no momento em q o mercado não estiver dando o retorno q se espera, as empresas vão sair fora e as novas tecnologias vão se virar para desenvolver meios de combater a pirataria, ao invés de novidades para os jogos, o q só encarece os jogos no futuro..... acho q as pessoas podiam se esforçar mais para pelos comprar os jogos que mais curtem, valorizando assim para que possa haver uma continuação e outros jogos tão bons quanto... e tbm num dá pra reclamar muito do preço no Brasil, q está bem abaixo se comparamos com os EUA, onde os jogos saem entre $45 e US$55, o q daria mais de R$100..........

mas o assunto é polêmico demais...... só num aguento alguns q dizem q a pirataria é bom pq divulga o jogo... hahahahaha... qrande vantagem, divulga mas a empresa num recebe nenhum retorno financeiro......

Rainor
20-11-2001, 23:42:30
Talvez a solução esteja no exemplo do Serious Sam que foi lançado bem barato numa caixa simples. ..... Fica mais difícil quando é um jogo que exige manual, mas eu acho que podiam cobrar no máximo uns 50 reais prum jogo com mais de um CD e manual grande e de 30 a 40 num jogo mais auto-explicável.

Quando vc tem o original, vc dá mais valor, procura paths e mods na internet, etc, enfim, o jogo ganha uma maior rejogabilidade (esta palavra eu inventei).

D@rkNick
21-11-2001, 01:42:08
com certeza mais eu queria ver tbm um Flight Simulator a 40 ou 50 reais mais naum eh 140!!!!!!!!

D@rkNick
21-11-2001, 01:44:53
cara desde qdo eh justo pagar 900 reais num sistema operacional??

Rainor
21-11-2001, 07:33:21
900 é um roubo, isso é o preço do monopólio.

O que eu acho interessante é quando a Microsoft diz na imprensa que está tendo um prejuízo de tantos milhões de dólares devido a pirataria. Como é que eles calculam isso? Pra mim é puro chute.

Tive uma idéia.
O estudante, o micro-empresário, o profissional liberal em começo de carreira, enfim, todos precisam de softs mas não tem dinheiro pra pagar e então pirateiam. O que não é bom pois ficam numa situação delicada, cometendo um ilícito, e não é justo pois muitos deles ganham dinheiro com o uso destes softs. O que deveria haver eram programas mais simples, tipo um Office mais barato, com apenas os recursos que realmente se utilizam (havia o Works, mas eu não sei que fim ele levou). No caso de estudantes de engenharia haveria um CAD em módulos que, a medida em que as necessidades do profissional fossem aumentando, ele ia comprando o módulo que precisava e tornando o programa mais completo.

Não adianta as empresas de informática ficarem gritando contra a pirataria, é preciso entender pq ela existe e desenvolver medidas que satisfaçam o consumidor. Quando se distribui softs em escolas públicas, pra quem nunca teria condição de comprar, está se conquistando um futuro cliente que já está acostumado a usar programa original. Essa e outras idéias ajudam a diminuir a pirataria.

Quanto aos jogos, ainda acho que a tendência é que as grandes empresas desenvolvedoras se unam ( olha a EA comprando todo mundo) de modo que os custos sejam menores. Como o desenvolvimento de um jogo de ponta exige uma quantia enorme de dinheiro, acho que teremos umas três ou quatro grandes companhias lançando jogos cada vez mais sofisticados e que terão seus códigos abertos para que o pequeno desenvolvedor crie mods que dêem uma sobrevida maior ao jogo.

Com a popularização da banda larga, é possível a venda dos jogos em pacotes, tipo capítulos ou fases, em que vc pegaria a primeira fase (ou mapa, ou missão) de graça e pagaria pelas subsequentes. Como não haveria custos de embalagem e transporte, o game poderia sair bem mais barato.

Existem inúmeras alternativas para popularizar o software e estancar a pirataria, só e necessário que os diretores das indústrias botem a cabeça pra funcionar e parem de se apegar a um único meio de comercialização, em muitos casos totalmente superado.

Zumbido
21-11-2001, 19:13:48
Cara, concordo com todos vocês.
As empresas também poderiam criar pacotes e dar descnto, exemplo
Ea cria um pacote com fifa 2002, nhl 2002, f1 2002, por tantos reais, isso ajudaria a vender bastante
ou até mesmo promoções, quer ver?
o OutLive aqui em Curitiba estava na faixa média de R$ 59,00
mas na feira do meu colégio, a continuum fez uma promoção, de 50% de desconto, ainda não conhecia o game, mas quando fui ver, me apaixonei, no outro dia peguei dinheiro e comprei, de 59 reais, pra 29,90, ou seja, economizei 30 reais e olha lá, e ainda tinha um sorteio de camiseta, vc comprava o game, deixava seu nome e telefone, e depois eles ligavam se vc ganhasse, faturei uma camiseta ainda por cima.
Esses descontos, sorteios de camisetas dos games e tudo mais, empolgam os players, como nós...
Se eu fosse dono de uma empresa de games, iria preferir vender games baratos mas vender muitos do que cobrar uma fortuna pq é jogo novo, e vender pouco. Lembrem-se, os games mais pirateados são os mais caros...
pelo menos eu acho...

RUGALXP1
22-11-2001, 18:25:56
eu vou ser cinsero

FODASe que eles nao arrecadem dane se
se eles lancarem o original a 30 reias eu copmpro a 35 nao

Porra ,muito jogo quer voce compra pirata tipo eu quero comprar armada 2
ELe nao tem cd key e nem usa crak na copia
PErai? eu vo pagar 79 reais a mais pra ter caixa e manual? nem fudendo
so compro jogos originais com cd keuy

se eles nao arrecadam nem ligo muita gente que vende cd pirata busca la o EUA mesmo entao foda-se os originais
e aquilo ou o brasil vira pais de 1 mundo ou entao a pirataria nao acaba

nosso pais so perde pra china em pirataria

mrxrsd
25-11-2001, 02:17:45
Tipo sistema operacional acho que até vale a pena comprar original e taulz, pago e não reclamo (apesar de estar usando o xp pirata :P ) mas jogo? é foda, no maximo que eu pago por um é 30 reais e se for bom. Eu nunca pagaria 42 nun half life, jogo mó lixo e ainda depois tem que comprar o CS pra melhorar um pouquin, melhor comprar UT por 17 :P

Pow Fligh Simulator, jogo ridiculo de avião que não tem emoção nenhuma 120 ? 120 eu compro 11 jogos pirata incluido o frete e ainda sobrando o troco pro chiclete :P

Aqui em casa só entrou jogo original quando é presente de algum familiar hehehehe porque fora isso nen entra, e eu aviso ainda, se quiser me dá 6 piratas ao inves de 1 original eu não ligo :P

Jogo original é besteira, eu pelo menos não leio o manual, as caixas ficam em cima do armario pegando poeira e vazias. O cds fcicam tudo dentro do armario junto com os outros amiguinhos piratas. Unica desvantagem que vejo nos piratais é o saco que é pra atualizar e taulz ou jogar online mas tirando isso estou satisfeito com eles. =]

DekerBSB
25-11-2001, 11:38:46
o lance é meter pica.......
nao pode ficar vacilando com os cara nao.......

Rainor
25-11-2001, 12:19:02
Acho que, se a jogada é só ficar sabendo como é o jogo, o negócio é piraterar mesmo, ou pegar demo. Mas não entendi pq o mrxrsd acha caro o Fligh Simulator, se o jogo é ridículo não compra, pô.
Acontece comigo de encomendar um monte de jogos novos pra ver como é. A maioria eu só instalo, jogo um pouquinho, mostro pro meu filho e desinstalo. Esses daí é claro que eu não vou comprar. Agora, um jogo que eu achar legal, que sei que vai me dar vontade de jogar de novo, eu gosto de comprar original pra poder fazer upgrades, pra ter o manual. A gente não precisa gastar fortunas comprando tudo quanto é jogo que aparece. Na verdade são poucos os jogos que eu gostei de verdade e joguei até o fim. Se eu só comprar estes, vai dar menos de um por mês.
Mesmo pq, quando nós estamos jogando um game muito bom, ficamos (pelo menos é assim comigo) quase que só naquele jogo, tipo quando jogava Civ II e só queria ficar alí montando meu império, sem mexer em outros jogos.

Claro que não é a mesma coisa, mas imagine que ninguém mais comprasse CD player pra carro em loja autorizada pq é caro e só fosse nos caras que vendem baratinho (roubados). O que ia acontecer? Todas as marcas de CD Players iam parar de vender no Brasil. Vc pode pensar que com softs não dá pra fazer isso pq a gente pega pela internet. É que o pessoal não lembra dos famigerados programas anticópias que vinham nos primeiros jogos. Vc só tinha uma ou duas instalações, as vezes tinha de ficar com o manual à mão pq, de repente, o jogo pedia senha. Era um saco. Ora, sabendo que nos países onde mais se compra jogos (EUA e Europa) todo mundo tem conexão com a Internet, seria fácil criar um sistema de validação de cópias via net, que alterasse o registro de forma a, só assim, o jogo ficar liberado. E daí, meu irmão, acabou pra gente que gosta de ficar olhando as novidades.

Outra coisa interessante é que o pessoal gasta mais de mil reais com uma placa de vídeo (que, muitas vezes, nem precisa) mas não quer pagar 70 num jogo que vai lhe dar um tempão de diversão.

Consumidores como eu gostam de caixa e manual sim. Nos EUA, por exemplo, a edição especial do Civ III, com caixa metálica, vendeu mais que a outra. O pessoal quer possuir o produto completo, com caixa, manual, adesivo, camiseta e chaveirinho se o jogo for bom. Ou vcs acham que só foram crianças que compraram os bonecos do Snake de Metal Gear Solid?

RUGALXP1
25-11-2001, 12:40:26
tu ahca que eu pago 70 reais por um manual e a caixa? Nem fudendo

muitos jogos ja tem manual no cd ,tipo em pdf,
a caixa depois de 1 ano o jogo vAI enjooar e ninguem vai lembrar dele e ai meus 80 reais foram pro lixo entao nem vale a pena

Phantom
25-11-2001, 12:53:04
Acho que os jogos poderiam ser bem mais baratos, mas nós temos que levar em consideração o tempo e os altos investimentos que o jogo leva pra ser feito.
Tem gente q mesmo com o jogo original custando 30 reais ele prefere comprar 3 ou 4 piratas, mas se todo mundo pensasse assim(principalmente nos EUA) o mercado de games simplesmente acabaria.
A questão não é só a caixa e o manual, mas sim o produto ser original

RUGALXP1
25-11-2001, 15:44:03
dane-se eles podem ficar fazendo o jogo a 10 anos
investrir bilhoes de dolares se for mais que 30 reais eu nao compro original

So se tive cd key e olhe la

DanW
25-11-2001, 17:04:26
se coloquem na posição dos fabricantes de jogos: você passa meses, às vezes anos para fazer um jogo supercaprichado, aí tem que vendê-lo pra justificar todo um investimento feito em cima dele (e ter lucro, é óbvio). de repente vem um cara qualquer e faz uma cópia do seu jogo e vende por 7, 10, 15 reais. como você se sentiria?

agora a minha opinião: acho que eles são um pouco caros sim. se baixassem para em média uns 60, ficaria já num preço mais acessível. não adianta dizer que é só por culpa dos fabricantes que querem lucrar. também, mas existem muitas outras coisas por trás desses preços...impostos, alta do dólar, comercialização...

quando eu posso eu compro cds originais, tenho os tomb raider 1, 1 gold, 2, 2 gold, 3, 4 e me arrependi de ter jogado o 5 pirata porque depois soube que o original vem com o editor de fases e se eu comprasse não teria mais a mesma diversão. é claro que é burrice comprar o cd do editor pirata pq não dá pra aprender sem manual. comprei tb Sim City 3000 World Edition que achei que valia os 80 reais que custava. além do mais, o manual dele tem mais de 100 páginas :-).

convenhamos nós, é muito melhor comprar o original, vc tem suporte, pode atualizar, tem manual, garantia, e ainda tem a sensação de estar fazendo a coisa certa e sendo honesto, acima de tudo, num país tão corrupto.

não vou dizer que não tenho cds piratas. tenho sim, mas comprei pq a maioria nem vende por aqui. aliás, fico até com peso na consciência, pq acho que estou fazendo algo que acho eu que não é correto.

se queremos que os jogos continuem sendo produzidos e que sua qualidade aumente cada vez mais nós não vamos estar ajudando se comprarmos cds piratas, não acham?

bom, isso é o que eu acho.

RUGALXP1
25-11-2001, 18:48:35
Eu ja disse nao vale apena foda se eles fodase todo mujndo

eu nao pago esse preco
a nao ser que tenha demo

perai o cara lanca um jogo, sem demo como eu vo saber se o jogo e esse jogo supercaprichadinho?
opu lanca uma demo com 1 faze e 2 tanques

ai o original tem 4 fases e 3 tanquesh ehhahahah tambom que eu compro original

acessivel para voce eu nao tenho 60 reais , nao nasce em arvore infelismente

Phantom
25-11-2001, 19:05:51
Ae RUGALXP1 vc tem todo direito de expressar sua opnião, falar oq vc quiser, mas vamos deixar a grosseria de lado.
Vc acha q tudo é muito facil e com essa de reclamar de demos, na maioria dos demos da pra saber se o jogo é bom, alem das centenas de reviews que tem por ai.

Eu sei que tem muita gente que diz não pode dar 60 reais num jogo, mas vai lá e compra uns 100 reais de jogos piratas e se acha no direito de reclamar de tudo, que fique bem claro que não estou dizendo que esse é o seu caso.

DanW
25-11-2001, 19:30:33
olha RUGAL, eu também não tenho condições de dar 60 reais em um jogo do jeito que você tá pensando. Existe uma diferença muito grande entre dar 120 reais em 2 jogos por ano e 250 reais em 20, 25 jogos piratas em um ano, que é como muita gente faz por aí afora.

Quando eu compro um jogo é pra JOGAR, não pra ficar dizendo que esse jogo sucks, ou aquele é podre, ou só porque ele roda melhor no meu computador do que no do meu amigo, e por aí vai.

Outra coisa, você já ouviu falar na expressão "juntar dinheiro"?

Rainor
25-11-2001, 20:09:28
Boa DanW, tem gente que gasta uma nota em CDs piratas e fica dizendo que não compra jogo de 35 reais pq é caro.

Atitudes infantis do tipo foda-se todo mundo não resolvem nada e são típicas de pessoas que preferem não pensar na questão como um todo, olhando apenas para o seu umbigo.

RUGALXP1
25-11-2001, 20:15:07
eu sei hehehe

eu queria comprar o armada 2 original, e so nao vou comprar pois vai demorar 1 mes pra chega aqui

mas nao pensem quie eu gasto em mill jogos eu tenho mas de 200 cds
mas desde 1994 contando com aqueles de revista

o armada 2 eu nao vou mentior queria original sim na caixa com manual :(

mas acho que vou comprar pra ajudar eles ehhe pra sair o armada 3
MAS MESMO ASSIM FODASE ehhehe nao é atitude infantil mas um sentimento de raiva com esses precos abusivos

Rainor
25-11-2001, 20:24:53
Ah, mas eu também compro pirata quando não saiu o jogo. Apenas que, quando gostei muito do game (e tô com o troco sobrando) compro o original. Ainda mais que, em jogos como Armada II que são cheios de comandos e tipos de naves diferentes um bom manual ajuda um monte. Lembro que eu joguei Starcraft pirata e só fui descobrir como fazer os Protos Arcon quando comprei o original e li o manual.

RUGALXP1
25-11-2001, 20:30:22
e armada 2 vai ter muita coisa nova que nao tem em jogo de estrategia
tipo pra dar dilhition pro seu aliado num 2vs 2 na net
nao e que nem os jogos de estrategia tradicionais que voce abre um menu e envia o dinheiro

nesse voce tem que construir um Estaleiro e mandar a nave carregada de dilhition pra base aliada
acho que se eu na otivesse lido os foruns dos gringos nao ia ficar sabendo de muita coisa

mas eu vo comprar original sim eu adoro star trek heheh

mrxrsd
25-11-2001, 21:06:51
Para comprar um jogo original voce tem que estar muito certo, pq comprar e depois ve que fez mau negocio dá uma raiva hehehehe. Original aqui só tenho jogos que pra mim vale a pena e que não paro de jogar ou que demorei mt para parar, como diablo I, II e Exp, AoE I e II, Emperor e taulz.

Mas compro mt mais jogo pirata, não ligo pra manual ou caixa, se precisar de ajuda busco na internet e pronto.

http://www.gamefaqs.com/ :D

Rafinha
27-11-2001, 21:37:35
Pessoal, aqui em casa em no começo so comprava jogo original:Tomb Raider 1,2 Gold, Fifa 2000( que acho que valeu a pena comprar o original.)Mas, sei la, depois que comprei GP3 por 70 e odiei os graficos, tudo, me desistimulei.Cara, fizeram todo um pandemonio para o Gp3 e achei que faltou muita coisa. Tambem acho que pra vc comprar um jogo original, vc tem de ter jogado o demo para ter certeza do seu investimento. Por exemplo: os sites que analisam games vangloriam um jogo e vc vai la e compra o original que nem cego em tiroteio, chegando em casa vc joga o jogo em qualquer canto do seu quarto:Por que? Por que vc foi na conversa dos outros e nem um demo vc testou pra ter certeza do investimento. Por exemplo: A EA lançou F12001, fiquei pasmo com os graficos e me parece que o jogo e muito bom:mas nao tem o demo e vc fica na duvida se compra ou nao. Afinal, F1 2001 e legal ou e so propaganda?Esta mensagem no forum vai dar o que falar. O melhor topico que ja vi.

OBS:

Rainor
27-11-2001, 23:13:27
Li que F1 2001 tem ótimos gráficos mas perde em jogabilidade pra GP3. Não sei muito pq não gosto de games de F1.

Mas a jogada é essa rafinha, não dá 70 paus assim na maior sem saber se o jogo presta; dá uma pirateadinha e vê que talz, se vc pensar " que puta jogo, vou jogar um monte", então vai lá e compra na caixinha, bonitinho, com manual e tudo. Se vc parar pra pensar a maioria dos games são meio idiotas e só servem para vc dar uma olhada e desinstalar; quando vc encontra um game arretado (como dizem no nordeste) então vale a pena ter original.

DekerBSB
27-11-2001, 23:38:02
o lance é meter vara nesses camaradas......
ve se pode.......
......
......
é foda!
:rolleyes:

D@rkNick
28-11-2001, 03:32:45
hahaha o deker colocou 2 posts nesse tópico e só falou de meter vara meter pica uhauhauhauhau ptz!!!!!!!!!!!

mrxrsd
29-11-2001, 22:26:12
Podi crer Rainor, F1 é chatasso. F1 e Simulador de Voo não rola comigo hehehehe. Mas tipo vc falou ai em cima tem gente que gasta mt dinheiro em jogo pirata, e acha 35 reais caro. Tipo 35 reais é um jogo só heheheh 30 reais eu compro 4 piratão =]

Unica coisa que não compro pirata é jogo brasileiro, aí acho sacanagem, já tem poucos no comercio se vc não ajudar ai é foda. Eu tenho Outlive original e não me arrependo. O meu maior interesse é que cresça ainda mais que gostaria de trabalhar nessa area. Estou começando a programa em C e C++ pra ver.

=]

DIGA NÃO A PIRATARIA DE JOGOS BRASILEIROS!! JOGO GRINGO? COMPRE NO CAMELO :P

DekerBSB
29-11-2001, 23:44:52
falando a real.........o lance é meter pica nesses cara.......
.....
.....
eu até tenho alguns jogos originais......mas é tudo que meu irmao arruma pra fazer review e acaba ficando com a gente.....
......
o unico jogo que eu fiz questao de comprar o original foi baldur's gate 2......eu tinha o pirata mas comprei o original......
......
......
infelizmente os jogos originais sao muto caro.......
eu naot enho como pagar 60-80 reais num jogo.....por isso acaba sobrando pro piratao mesmo......
......
......
infelizmente...........
só quq nossa situaçao aqui no Brasil é otima....pq temos essa opçao.......la nos EUA nego so compra o original............
em um outro forum que participo tava rolando um post e eu acabei falando que tinha altos cd's piratas e que aqui no Brasil tinha em toda esquina.......
os cara queriam me banir do forum.......sendo que a maioria falou que eu deveria ser preso........
comedia......
se eu achar o link eu boto aqui......
:P
por isso que eu falo
original Rlz!!!
piratão Rlz!!!!
M&M's Rlz!!!!!

DanW
30-11-2001, 00:23:12
bom deker, "teoricamente falando" então você também não teria dinheiro pra comprar uma Radeon 8500... E sua placa anterior não tava nem defasada... a minha que vocês sabem qual é nem tá...:D

DekerBSB
30-11-2001, 00:40:35
Danw............ja tem muito...muito tempo que eu estou juntando uns trocados pra trocar de placa de video......
.......
.......
é muito bonita essa historia de jogos originais e tudo mais......
é claro que se pudesse escolher todo mundo só ia ter o original....
mas as coisas não são assim.......a maioria dos usuarios de pc's que estao na categoria "gamer's" são menores de idade e nao trabalham.......e por esse motivo, nao tem como estar comprando jogos originais sempre........
.......
eu infelizmente nao posso negar e falar mal do piratao...ja que tenho mais de 150 cd's pirata......
é foda.............
essa é minha opiniao.......
nao que eu seja a favor fa pirataria......
mas é a unica maneira da gente poder estar sempre com jogos novos......

D@rkNick
30-11-2001, 01:02:49
Danw oq voce prefere?? pagar 750 reais em 9 jogos originais ou pagar 700 em uma radeon 8500 + 5 pirataum ??? Placa de video eh uma necessidade comprar!!!! jogos originais naum!!! te garanto q se existissem placas de video uma 8500 por exemplo "piratas" com o mesmo desempenho das originais(q é o caso do cdrom orig.) por 300 reais todo mundo iria compralas...

Rainor
30-11-2001, 01:03:23
É por isso que meu lema é: Pirateie a vontade mas compre os bons.

Quer dizer, pegue tudo quanto é jogo que vc achar que pode ser legal, e quando vc descobrir um jogão, compre-o. Assim vc vai poder ter um game legal com garantia, manual, upgrades e jogar via net e ainda vai dar um troco pro desenvolvedor e distribuidor poderem colocar mais jogos como aquele. Sou fã da Blizzard, acho cada jogo deles uma obra de arte; fico feliz em poder contribuir para que eles continuem desenvolvendo coisas como Warcraft 3.

BatZ
30-11-2001, 01:31:57
para que os preços baixem, é preciso que mais gente comece a comprar... eles não vão baixar vamos dizer 40% ou 50% do valor, pensando que vai vender o dobro, pois as distribuidoras não tem certeza nenhuma que isso vai acontecer, é bem provável q mesmo baixando o preço pela metade as vendar não aumentem nem 20%.... e se isso acontece fica muito pior aumentar o preço depois, então primeiro eles precisam de uma garantia q as pessoas se importam em comprar os jogos para então começar a tomar atitudes para baixar os preços.... claro q eu entendo q nem todo mundo pode comprar todos os q querem, mas o meu lema é "compre todos que você pode"... tem muita gente q poderia muito bem comprar pelo menos um jogo a cada um ou dois meses, mas pela facilidade da pirataria não compra e isso é muito ruim... se todos comprassem pelo menos os jogos q tenham condições, já daria um salto muito grande, mas a verdade é q todo mundo diz q compraria se fosse mais barato, só q se fosse R$40 ou invés de R$80 muita gente ainda ia ficar "com dó" de gastar e ia pra versão pirata, mesmo tendo condição financeira para comprar...... é isso o q eu penso, se todos comprassem os jogos q tem condição, a situação seria outra....

MadMax
30-11-2001, 11:15:55
esse negócio de pirataria é uma coisa interessante, a galera fala que não tem 70 ou 80 reais para gastar em um jogo por isso compra o pirata, mas se for aplicar essa regra seria a mesma coisa uma pessoa entrar em uma loja e esconder um aparelho de DVD na roupa e se justificar falando que não tinha os R$500,00 para pagar o aparelho, e que se tivesse até pagava por um.
Eu tb pirateio muito, mas essa de falar que não tem grana e isso justificar a pirataria é meio furado :)

E quanto aos Americanos não piratearem jogos é só dar uma chegada no isonews, 80% da galera é americana. É verdade, eles não compram o CD pirata, eles pegam o jogo de graça na Net

Phantom
30-11-2001, 11:32:09
Eles pegam de graça da net, mas compram muito mais jogos originais do que todo mundo....

Pirataria eh um negocio complicado, enquanto ela existir vai ter gente comprando pelo simples fato de ser mais barato (eu vi em algum lugar que os chineses copiaram inclusive o manual de Metal Gear 2)

Os preços dos jogos são mesmo abusivos e muitas empresas não tem nem o trabalho de traduzir o jogos para nossa lingua, acho q seria o minimo a fazer, ou será que eles não fazem isso porque os jogos vendem pouco e não vale a pena os gastos?

Com certeza tem jogos que valem a pena você comprar original pq eh bom e vc vai aproveitar por muito tempo, agora tem cada joguinho por ai que não vale 10 reais......

RUGALXP1
30-11-2001, 12:16:37
10 ta caro ehhe eu pago 5 :)

aauua realmente

ate o pessoal nao tomar ergonha na cara de abaixar esses precos abusivos eu nao compro orginal

DanW
30-11-2001, 13:38:22
esse lance de pirataria é bem complicado mesmo, depende do que cada um tem em mente, mas a discussão é sempre legal pra todo mundo.

D@rknick, eu só tava dizendo que não acho que havia necessidade do Deker atualizar a placa de vídeo dele, já que ele tinha uma Geforce 2 MX. É só o que eu acho, não quero fazer confusão por causa disso, afinal voces compraram as placas com o dinheiro de vocês, não com o meu. Agora eu acho que eu sim tenho necessidade de atualizar a minha, mas como ainda não posso fazer isso vou levando com a savage4 mesmo. Acho que quando for comprar outra vai ser no máximo uma gf 2 gts, pra mim já seria muito...

mudando de assunto, eu sou daqueles que se contentam com pouco, não preciso comprar 5 jogos por semana pra me divertir. Até hoje eu acho que não tenho nem 30 jogos, mas a maioria deles são originais. mas vejam bem: apenas 2 custaram 80 paus, que foram Simcity 3000 e Tomb Raider: Last Revelation. Uns 3 cds piratas que eu tenho comprei no esquema das coletâneas, daqueles que são compactados, que cabem 6 jogos num cd e vc tem que instalar completamente no HD pra rodar. Outras cópias piratas que tenho são Unreal Tournament, Expendable, Max Payne e Fifa 2001.
bom agora os originais: Indiana jones e a máquina infernal, scars, tomb raider 1, 1 gold, 2, 2 gold, 3; hidden & dangerous,. hexen 2, e outros que não me lembro...a maioria são de revistas, de 9,90 ou daquelas promoções onde eles custam 29,90. Tão vendo? Pra se divertir não precisa ficar comprando jogos piratas direto não.

Ah, e ainda tem os emuladores, que eu tb gosto bastante, como o final burn onde jogo Marvel vs street, o Impact onde jogo o Rival Schools e o Kawaks onde jogo o KOF 2000, sem falar no ZSNESW e no KGen98. Aliás jogo mais jogos emulados do que os propriamente ditos.

Pronto. é isso.

ELFO
30-11-2001, 14:27:21
Acho que nesse tópico consigo esclarecer minha dúvida.
Em primeiro lugar, também acho essa questão de pirataria bastante delicada. Acredito que a questão dos preços seja uma "desculpa" eficiente sim, os preços dos softwares em geral (games ou não) aqui no Brasil, são extremamente abusivos, acho difícil em algum outro lugar vc pagar um valor equivalente a quase 1000 reais, num SISTEMA OPERACIONAL, caralho é um roubo e quanto aos jogos, geralmente eles são um produto de ciclo de vida curto, salvo algumas exceções como Half Life, que é um jogo utilizado há tempos, e a galera não enjoa.
Se as distrobuidoras de jogos fizessem pesquisas quali e quantitativas direcionadas ao combate à pirataria, poderiam identificar que o principal motivo para as pessoas piratearem é a questão do PREÇO. E através dessas pesquisas poderiam constatar que abaixando razoavelmente o preço as vendas subiriam e muito.

ELES TEM QUE EXPLORAR O CUSTO BENEFÍCIO DOS GAMES ORIGINAIS. ATUALMENTE O CUSTO ESTÁ MUITO ELEVADO.

Bom, como devem ter percebido também sou um usuário dos chamados alternativos, no entanto não sou nenhum expert em Games e ainda tenho dúvidas BÁSICAS. Jogo apenas por diversão antes de dormir durante a semana (FIM DE SEMANA NÃO CONSIGO FICAR EM CASA). No entanto nunca joguei multiplayer, e às vezes que tentei foi frustrante pois acho que não consegui por não ter o cd original.

ENTÃO EU PERGUNTO ÀQUELES QUE TEM MAIS DE 100 JOGOS TODOS PIRATAS, COMO VOCÊS FAZEM PARA JOGAR ONLINE?

JÁ METI ESSA PERGUNTO EM VÁRIOS TÓPICOS E DEVO ESTAR ENCHENDO O SACO MAS MINHA SEDE DE JOGAR NA NET É ALTA.

POR FAVOR AJUDEM-ME

mrxrsd
30-11-2001, 15:18:22
DanW, tipo quem compra jogo pirata geralmente é gente que é viciada em jogo, e eu como uma delas não vou esperar, anos e mais anos pra ver se vai lançar o Max Payne numa revista. Quem não curte muito jogo as vezes se contenta até com Campo Minado do Windows :P

Vc tb levantou o topico de emuladores, quem disse que emulador é correto? Do msm jeito que vc nun pago os direitos paras jogar o jogos no emulador nós não pagamos o preço absurdo do jogos =]

Outra coisa que vc falou que só 2 jogos que vc comprou saiu 80 reais, claro pq vc deve ter comprado logo que saiu e os outros vc demorou mais alguns meses para comprar, pq jogos das EA, Greenleaf é mt dificil assim que lançar sair com preço menos de 50 reais, a empresa que as vezes faz isso é a Brasoft.

E temos que pensar pelo lado bom, quando compramos jogos piratas de um cidadão melhoramos a qualidade de vida daquele cidadão, eu só compro jogo pirata pq quero um brasil melhor :P

DanW
30-11-2001, 17:55:28
"Vc tb levantou o topico de emuladores, quem disse que emulador é correto? Do msm jeito que vc nun pago os direitos paras jogar o jogos no emulador nós não pagamos o preço absurdo do jogos =]"

Sim, mas uma coisa é vc emular jogos do SNes e do Mega Drive, que já saíram de linha há muito tempo, outra coisa é emular o N64, Playstation, Saturn, etc.; O cara que libera os XORs dos jogos da capcom só faz isso depois que se passam 3/4 anos do lançamento do jogo, pra não ter confusão. Já os jogos piratas chegam aqui antes mesmo do lançamento oficial.

" DanW, tipo quem compra jogo pirata geralmente é gente que é viciada em jogo, e eu como uma delas não vou esperar, anos e mais anos pra ver se vai lançar o Max Payne numa revista. Quem não curte muito jogo as vezes se contenta até com Campo Minado do Windows :P"

Pois é, por isso que eu disse que depende de cada um. Eu só citei o meu caso.

" Outra coisa que vc falou que só 2 jogos que vc comprou saiu 80 reais, claro pq vc deve ter comprado logo que saiu e os outros vc demorou mais alguns meses para comprar, pq jogos das EA, Greenleaf é mt dificil assim que lançar sair com preço menos de 50 reais, a empresa que as vezes faz isso é a Brasoft."

TR4 eu comprei assim que chegou na loja, Simcity 3000 demorei um pouco mas na loja tinha chegado há pouco tempo então ainda tava por 80.
A maioria eu comprei mesmo depois de um tempo, ou nas revistas como a PC Gamer, ou em promoções.
Eu já disse antes e vou repetir: também acho os jogos originais meio caros, mas se a gente não comprar acontece o que o BatZ disse anteriormente...mas, cada caso é um caso...

Rainor
30-11-2001, 19:11:52
Cada vez vai ficar mais caro desenvolver um jogo topo de linha. É como no cinema, as produções mais novas, com efeitos especiais, custam mais e levam mais tempo pra fazer que os filmes antigos; assim é na indústria de jogos também. A diferença é que o mercado gamístico (gostaram da palavra?) é muito menor que o mercado cinematográfico e, para ter lucro, é necessário vender o produto por um preço maior. Acho que a solução, como já disse antes, é vender o produto via net, em capítulos. A febre dos massive multi-player online já aponta nesta direção. Creio que vai chegar o dia em que poderemos experimentar todos os jogos existentes e só começar a pagar se resolvermos continuar jogando as missões seguintes.

Phantom
30-11-2001, 19:20:43
Com certeza essa é uma boa ideia, mas antes ela tem que ser lançada e depois chegar no Brasil (oq eu acho dificil)

Provavelmente nois sempre vamos ficar pra tras nesses quesitos.... ja que tudo demora mais no Brasil....

Enquanto existir pirataria as empresas não farão grandes investimentos no Brasil, mas elas tambem não fazem esses investimentos pra acabar com a pirataria, principalmente vendendo os jogos mais baratos, pra aumentar o seu mercado consumidor