PDA

View Full Version : Me ajudem, performance baixa da minha placa!!!

DungeonMaster
08-11-2002, 10:19:48
E aí galera.

To com um probleminha aqui. Comprei uma GeFORCE4 mx440 Inno3d e to testando uns benchmarks nela aqui.

no 3dmark 2001 SE eu faço em média 3700 pontos, com 1024x768 32bits sem AA e com double buffering (o default). Bom, o problema começa daí. Meu colega com a mesma placa faz uns 5400. E mais, se eu colocar a resolução em 640x480 16bits num muda muito naum, continua na media de 3700 (as vezes fazendo 3790), ou seja, como se eu tivesse na resolução mais alta.

E no Return to Castle Wolfenstein eu percebo que em 800x600 32bits fica legal mas dá umas quedas de performance aleatórias (tipo cair de 60 pra 40 de repente) mesmo quando eu estou olhando pra parede parado.

Eu desinstalei e reinstalei a versão 30.82 do Detonator umas 3 vezes, porque troquei de placa umas 3 vezes em pouco tempo (tava com a Geforce2mx de meu colega, depois fui pra minha tnt2 e comprei a geforce4 mx440).

Minha máquina é um:
Atlhon 750MHz
256 SDRAM PC133
Motherboard FIC AZ11EA
HD SAMSUNG 20GB
Placa de som CMEDIA 8738 OFFBOARD (é uma placa mesmo, não um chip integrado na placa mãe)
GeFORCE 4 MX440 Inno3D
Windows XP
Detonator 30.82

Notem que o processador já é meio veinho. Será que o 3dmark depende muito do processador, ou há algo errado com minha máquina??? Help me please...

Roma
08-11-2002, 14:27:01
Com certeza é o processador, eu fazia com um celeron e uma gf 4 mx 440 só 1500 pontos, agora com a mesma placa e com um Athlon Xp 1600 (1,4 ghz) faço 5500 pontos.

DungeonMaster
08-11-2002, 20:06:30
Valew. um colega meu tb tinha levantado essa possibilidade, snif.

Bom, minha placa mãe só suporta até Athlon 1.33 MHz (sem ser XP). Será que se eu tacar esse processador a performance melhora bastante, ou a melhora é tão pouca que é melhor comprar uma nova motherboard e um athlon xp???

Roma
08-11-2002, 22:14:59
olha kra, não recomendo vc botar um athlon de 1,3 ghz naum. Se melhora? melhora sim é quase o dobro de mhz, mas não tanto se vc botase um Xp que tem mais fsb. Bota uma nova mother e um athlon XP se vc tiver grana sobrando claro, agora vc tá apertado bota esse athlon de 1,3 mesmo ;)

DungeonMaster
09-11-2002, 00:48:13
mas cara, um Athlon 1.3 é FSB 266, e minha placa suporta FSB 266 para athlon 1.3

Ce diz que é melhor um Athlon XP só por causa do FSB ? Ou o athlon xp tem algo a mais que vai me dar grande desempenho?

Aliás queria perguntar o que o XP tem de novo pra ganhar novo codinome. Novas instruções, o que???

Digo isso porque se for pra trocar pra um Athlon XP valeria mais a pena trocar logo tudo. Botar memoria DDR, nova placa mãe, etc. Só ficaria o hd meu e a placa de video.

o problema é $$$
:(

mrxrsd
09-11-2002, 01:01:46
é foda esse lance de processador....aqui eu soh faço 6578 :/ em 1024 bla bla bla

CarlosR
09-11-2002, 01:18:22
Bem......
1) Teu processador tah segurando a performance da placa de video
2) Qto maior a potencia do processador, maior a pontuação do 3dmark
3) Vc jah tentou configurar os seu detonator e usar algum software tipo o riva tuner, nao pra dar over, mas pra configurar a placa de video?

Vlw

DungeonMaster
09-11-2002, 01:25:35
Ainda naum, mas vou fazer isso.

to procurando maneiras de dar uma melhorada no meu processador, pois vai demorar pra atualizar essa zorra.

Alguem sabe de um bom guia pra melhorar performance de processadores aí?

overclock, tweak de processador e/ou placa mãe, tudo é valido.

Valews.

BlackSilver
09-11-2002, 03:31:10
1) Nunca use 3DMark achando que os resultados obtidos neles se refletem em resultados do mundo real(jogos).A curva de performance dele é bem diferente de certos jogos.

2)O score está perfeitamente normal considerando seu cpu e memória que estão segurando a placa de vídeo como disse o CarlosR

3)É desperdício trocar placa mãe E cpu ao invés de só por o Thunderbird de 1.3Ghz, ambos tem FsB de 133Mhz DDR ou para alguns 266Mhz, se vc trocar o processador sem mexer em mais nada deve dar um icremento de cerca de 25-30% na performance
do seu micro, se por 256mb de DDR266 dá mais 13%, eu particularmente recomendo por o Thunderbrid 1.3Ghz e DDR266 que devem aguentar a maior parte dos jogos do próximo ano com um bom nível de detalhe e frames razoáveis.

Roma
09-11-2002, 14:03:41
Pequeno detalhe né black, a placa mãe dele não deve ter DDR, por isso te recomendo trocar a placa mãe, bote uma com suporte a athlon XP e memórias SDR e DDR. Ae vc bota uma athlon XP 1800 e melhora muito a performance do seu pc, com ele garanto que sua placa estará 100% utilizada. Compra uma ECS K7S5A por exemplo que tem suporte até athlon Xp 2200 e tem entradas tanto para SDR como DDR memory, usa suas SDR e quando vc tiver grana muda para DDR. Agora se vc tem grana ae sobrando manda uma ASUS para cima só com slot DDR mesmo e seja feliz.

DungeonMaster
09-11-2002, 15:09:44
Valews galera
é Black, realmente minha placa não tem slot DDR naum.

To meio sem grana, então acho que vou comprar o Athlon 1.3 e vender o meu 750 (devo recuperar de 1/3 a metade do dinheiro nisso). Aí sossego um pouco e começo a juntar dinheiro pra comprar tudo porradão mesmo. Daqui até lá o dolar sossega o facho e alguns itens top de linha ficam mais acessíveis.

Além do que já que a placa de video tem 64 megas de DDR ram, acho que a memória pc133 do meu pc só é entrave se a quantidade de texturas for muito grande (e a memoria do sistema tiver que ser usada). Acho que to certo em pensar assim.

Mais uma vez, valew povão!!!

BlackSilver
09-11-2002, 21:27:38
Ops valeu aí God por me lembrar desse importante detalhe que passou despercebido.

Eu concordo com vc DungeonMaster, vale mais a pena ficar com o Thunderbird 1.33Ghz do que por o XP 1.5Ghz que é quase a mesma coisa, teria que trocar a placa mãe e gastar uns 350R$ de dinheiro extra pelo menos, mais uns 80R$ do XP1800 no lugar do
Thunderbird(eu acho) e gastar na faixa de 450R$ extra(deve ser por aí) para ter um aumento inferior a 10% na performance, isso poupando na placa mãe

Na questão da placa usar sua memória como uma espécie de substituto para a Ram principal do sistema é discutível, pode ajudar em certos casos a diminuir os acessos, mas no geral isso não deve ser de grande ajuda pois a memória principal tem que armazenar os dados requisitados pelo cpu além dos da placa de vídeo.

DungeonMaster
10-11-2002, 00:53:08
Realmente, a RAM do sistema num sai de cena no uso da placa de video. Mas ela neste caso se empenha mais em armazenar o codigo e as variaveis do programa (nesse caso o jogo) deixando pra memoria de video a função de carregar as texturas.

Aí nesse caso a memoria cache vai ter um papel fundamental, pois ela vai intermediar essa transferencia de instruções entre a memoria e a cpu. Logo a lerdeza da memoria será em parte compensada pela cache do Athlon 1.3

Mas é claro que se eu colocasse uma DDR, ia ficar muito mais bala. Mas a grana ta curta e o dolar ainda tá um estouro. Vou esperar essa zorra baixar e trocar logo tudo. Por enquanto vou de Thunderbird 1.3 mesmo

Valews pela dica!!! Bora ver se eu num rodo GTA3 bala agora, hehehe :D

BlackSilver
10-11-2002, 02:00:11
Sim basicamente pode-se dizer que a Ram principal que cuida do código do programa e das suas variáveis faz o papel de cuidar da física de jogo que e da Ia que são scripts e variáveis, enquanto a placa de vídeo cuida do resto, texturas principalmente seguida por geometria,Z buffer, double buffer.......

O que acontece em alguns casos é que a Ram da placa de vídeo não é capaz de armazenar todos os dados pertinentes a ela e ter que armazena-la na ram principal do sistema e ter que esperar o lentíssimo carregamento pelo barramento agp o que destrói a performance e em outros casos a ram do sistema não é suficiente para armazenar seus dados e talvez(mas muito improvável) da placa de vídeo e tem que acessar a memória virtual o que também destrói a performance.