View Full Version : Quincunx e AA 2x
millencolin
02-11-2002, 01:53:55
Black pode explica qual a diferença entre eles???
Que eu saiba o Quincunx fica entre o AA 2x e o 4x, na quantidade de filtro, mas o black deve ter os termos técnicos para vc :cool:
BlackSilver
02-11-2002, 05:03:00
Simplificando............O 2x usa dois sub pixels para retirar os serrilhados que ficam nos cantos dos objetos, aqueles quadrados que aparecem na beirada dos objetos
Isso melhora consideravelmente a imagem reduzindo os serrilhados e acabando com o efeito de shimmering, que é um efeito em que as texturas piscam e brilham excessivamente nos jogos
Embora já de uma melhorada significante na imagem não é o bastante para acabar com os serrilhados
E como o 4x é extremamente pesado em todas as placas com a exceção da R9700, a Nvidia introduziu nas GeForce3 uma método alternaitvo, o Quincunx que usa mais sub pixels de blocos da imagem para recalcular a beirada dos objetos e deixa-la mais precisa e esses sub pixels NÂO precisam ser calculados no final da cena por isso particamente não causam queda de performance
O ruim é que não sendo calculada para pertencer ao bloco onde a imagem está sendo ajustada, ele só usa os sub pixels para corrigir o problema dos serrilhados mas é obrigado a pegar o valor de cor de um só sub pixel e usá-lo para compensar o dos outros que não calculados totalmente e por isso faz a interpolarização do valor do sub pixels para compensar o dos outros que não calculados, mas esse método é impreciso e acaba por deixar as texturas borradas, mais do que o 2x ou 4x
Rezumindo o 2x é menos eficiente que o Quincunx para eliminar os serrilhados ou "jaggies", mas em compensação deixa as textuas menos borradas
Ao meu ver o ideal é usar o Quincunx com um filtro anisotrópico de leve para conpensar o borrão das texturas, tanto que nos detonator 40 a Nvidia já introduz uma opção que corrige isso aplicando um filtro anisotrópico de leve ao custo de mais uns 7% de queda na performance
Isso foi uma explicação rezumida se quiser eu explico com detalhes mesmo
Qualquer dúvida que vc tenha tido é só por aqui
-=HeLL_KiNG=-
02-11-2002, 13:27:43
valeu pela explicação black,muito esclarecedora mano :)
[]'s
millencolin
02-11-2002, 15:16:47
vlw Black resposta mto esclarecedora...
Eu jogo com Quincunx e filtragem 2x...
BlackSilver
03-11-2002, 03:14:37
Eu sinceramente achei que ficou meio confuso, mas se vcs entenderam o meu resumo ok
Eu gosto de Quincunx com Fa4x ou 8X nos jogos leves
PriSiOnEiRo
03-11-2002, 18:39:45
Eu joguei o mohaa cmo Faa em 16x com tudo no maximo.. naum achei uma diferença muito grande com relação a 8x, na parte de melhoria mais sim no desempenho que foi para 29 a 40 Fps em 16 e 40 a 65 em 8x
BlackSilver
04-11-2002, 00:25:17
O 16x é mais para áreas muito abertas, o 8x ou mesmo o 4x resolve em 95 ou mais dos casos
mrxrsd
05-11-2002, 01:14:22
Quincunx eu ativo na configuração da placa correto? ou se ativa no proprio jogo?
Sim mrxrsd, olha só essa img:
http://www.godsoffifa.kit.net/117.jpg
Se vai ali e ativa, dae não precisa ativar nada no jogo, os novos games já reconhecem os filtros sem tem que mecher em nada nele próprio :cool:
© GamesBrasil.com.br 1999-2004