PDA

View Full Version : Sony patenteia sistema de controle que usa objetos reais

Chrno
07-07-2009, 00:30:37
As últimas novidades no mundo dos games fazem com que os usuários se questionem a respeito do futuro dos controles nos aparelhos. O Motion Plus da Nintendo e o Project Natal da Microsoft são alguns exemplos das mudanças na interatividade com os jogos.

Agora a Sony indica que deve inovar ainda mais. De acordo com o site Siliconera, a empresa entrou recentemente com o pedido de patente de um sistema de games que dispensa qualquer tipo de joystick. A primeira vista, pode parecer que a Microsoft já teve a idéia, mas não é bem assim. A tecnologia que a Sony quer patentear pode transformar qualquer objeto em um possível controle. Dessa forma, o jogador poderá usar uma chave de verdade para abrir uma porta no game ou uma raquete real para jogar tênis.

O novo sistema reconhece objetos 3D por meio de uma câmera e configura sua função no jogo. Para “criar” os controles usuário deve, primeiramente, apresentar o objeto, girá-lo para que o vídeo-game mapeie suas dimensões e salvar o “perfil” criado. Depois, deve-se configurar qual ação o material vai executar no game.

A imagem nomeada como “Fig. B” abaixo exemplifica algumas das possibilidades do game. No caso, o objeto tridimensional em formato de “U” foi configurado para, quando posicionado para cima, represente uma espada sabre de luz ligada, e quando virado para baixo, o sistema deve ler que a espada não está mais em funcionamento. O exemplo demonstra como as configurações dos objetos podem variar de acordo com a finalidade escolhida pelo jogador.

Embora o pedido de patente da idéia tenha sido efetuado, a Sony ainda não divulgou informações sobre o lançamento da nova tecnologia.

As últimas novidades no mundo dos games fazem com que os usuários se questionem a respeito do futuro dos controles nos aparelhos. O Motion Plus da Nintendo e o Project Natal da Microsoft são alguns exemplos das mudanças na interatividade com os jogos.

Agora a Sony indica que deve inovar ainda mais. De acordo com o site Siliconera, a empresa entrou recentemente com o pedido de patente de um sistema de games que dispensa qualquer tipo de joystick. A primeira vista, pode parecer que a Microsoft já teve a idéia, mas não é bem assim. A tecnologia que a Sony quer patentear pode transformar qualquer objeto em um possível controle. Dessa forma, o jogador poderá usar uma chave de verdade para abrir uma porta no game ou uma raquete real para jogar tênis.

O novo sistema reconhece objetos 3D por meio de uma câmera e configura sua função no jogo. Para “criar” os controles usuário deve, primeiramente, apresentar o objeto, girá-lo para que o vídeo-game mapeie suas dimensões e salvar o “perfil” criado. Depois, deve-se configurar qual ação o material vai executar no game.

A imagem nomeada como “Fig. B” abaixo exemplifica algumas das possibilidades do game. No caso, o objeto tridimensional em formato de “U” foi configurado para, quando posicionado para cima, represente uma espada sabre de luz ligada, e quando virado para baixo, o sistema deve ler que a espada não está mais em funcionamento. O exemplo demonstra como as configurações dos objetos podem variar de acordo com a finalidade escolhida pelo jogador.

Embora o pedido de patente da idéia tenha sido efetuado, a Sony ainda não divulgou informações sobre o lançamento da nova tecnologia.

http://img18.imageshack.us/img18/4876/20090706193356.th.jpg (http://img18.imageshack.us/i/20090706193356.jpg/)
http://img131.imageshack.us/img131/2388/20090706193709.th.jpg (http://img131.imageshack.us/i/20090706193709.jpg/)

Fonte: olhar digital

GENERAL
07-07-2009, 01:29:04
Bah... tbm vou patentear a idéia de uma Mídia que cabe 1.000TeraBytes :rolleyes:

nd a v isso!! eh medinho de perder pra concorrência!!

Juquinha
07-07-2009, 01:40:34
Bah... tbm vou patentear a idéia de uma Mídia que cabe 1.000TeraBytes :rolleyes:

nd a v isso!! eh medinho de perder pra concorrência!!

hehehehe fanatismo a 1000000000 :rolleyes:

Se a Microsoft patenteasse a tecnologia você não iria falar nada disso, pelo contrário, acharia ótimo pq vc tem um X360.

O que impede a Sony de patentear uma tecnologia a ser usada no FUTURO? Pode ser daqui 1, 2, 3, 15 anos... quem sabe?

Não quero te ofender não General, vc é gente fina, mas use um pouco a cabeça cara. Fanatismo não leva a nada...

GENERAL
07-07-2009, 01:51:43
Q exagero mermão! heauehuaehuaheuah

a Nintendo n precisou fazer isso com o Wii motion! e c fez n colocou a publico!!
e a M$ n precisou patentiar a 4 anos atraz o Project NATAL!

Pra mim esse projeto da Sony eh uma resposta medíocre e infantil ao Project NATAL q c fosse um projeto da Sony eu continuaria Feliz com meu Ximboquinha! :D

Juquinha
07-07-2009, 02:01:28
Q exagero mermão! heauehuaehuaheuah

a Nintendo n precisou fazer isso com o Wii motion! e c fez n colocou a publico!!
e a M$ n precisou patentiar a 4 anos atraz o Project NATAL!

Pra mim esse projeto da Sony eh uma resposta medíocre e infantil ao Project NATAL q c fosse um projeto da Sony eu continuaria Feliz com meu Ximboquinha! :D
Parece ser bem mais complexo esse projeto né? Mas sei lá né... vamos esperar a Sony se pronunciar oficialmente.

Hellwings
07-07-2009, 11:51:39
impressao minha ou a sony gosta de copiar a ideia dos outros?

copiou o controle do SNES no PS1,

aproveitou a ideia do CD-ROM que o SNES iria usar e inventou o PS1,

copiou o analogico do N64,

copiou o ruble do N64,

copiou o controle com sensor de movimento (alguem se lembra do controle que vc virava e o jogo sentia?)

E agora essa do Wii e do Xbox... E nem inventou ainda a parada e ja ta patenteando... Eu vou patentear o sistema de dobra e ficar trilhardario!!!

binhoplay
07-07-2009, 13:03:00
na verdade o analogico foi desenvolvido pela sega, onde a nitendo melhorou o mesmo e a sony seguiu a mesma !

Jeffers
07-07-2009, 15:14:19
Que eu saiba a Sony foi a primeira a inventar isso com o Playstation Eye, bem antes do wii e do natal, creio que ela vai só usar isso mais intensamente agora que a concorrência fez um igual.

bluR
07-07-2009, 19:57:36
completando aí o que os colegas falaram..

quem estava desenvolvendo a parada do CD-ROM pro SNES era a SONY..
logo.. PIMBA :D

-=|R.R.|=-
07-07-2009, 23:01:48
completando aí o que os colegas falaram..

logo.. PIMBA :D

http://outerspace.ig.com.br/retrospace/materias/consoles/imagens/parte26/snes_cd-rom.jpg

A história de desenvolvimento do primeiro videogame da Sony é bastante curiosa, e nos remete há quase 4 anos antes do seu lançamento. Originalmente a Sony tinha feito um acordo a Nintendo para desenvolver o sistema de CD para o SNES, para competir com o Mega CD. Por divergências na cobrança de royalties, o acordo foi desfeito, mesmo com o projeto (já com o nome de Playstation) em avançado estágio de desenvolvimento.

Com um abacaxi nas mãos, a Sony decidiu investir todo o seu poderio financeiro no projeto, e fez uma parceria com a LSI para desenvolver os chips do novo console, adicionando musculatura extra para que ele pudesse concorrer com a nova safra de videogames, como o 3DO, Jaguar e o próprio Saturn, da Sega. E foi assim que, no finalzinho de 1994, surgia o Playstation, que por ironia do destino, viria a derrubar a Nintendo do topo da indústria de games.

Fonte: Retrospace!

A SEGA lançou SEGACD bem antes do projeto playstation da Nintendo/Sony :o

GENERAL
08-07-2009, 00:45:48
Sem mais RêRê!! mandou bem!!!

o Playstation foi o Backstreetboys dos videogames... tinha as melhores franquias vindas da SEGA e dos fliperamas, e apareceu pra liderar o mercado!

e ainda eh até o Popzinho dos consoles...

bluR
08-07-2009, 14:27:57
http://outerspace.ig.com.br/retrospace/materias/consoles/imagens/parte26/snes_cd-rom.jpg

A história de desenvolvimento do primeiro videogame da Sony é bastante curiosa, e nos remete há quase 4 anos antes do seu lançamento. Originalmente a Sony tinha feito um acordo a Nintendo para desenvolver o sistema de CD para o SNES, para competir com o Mega CD. Por divergências na cobrança de royalties, o acordo foi desfeito, mesmo com o projeto (já com o nome de Playstation) em avançado estágio de desenvolvimento.

Com um abacaxi nas mãos, a Sony decidiu investir todo o seu poderio financeiro no projeto, e fez uma parceria com a LSI para desenvolver os chips do novo console, adicionando musculatura extra para que ele pudesse concorrer com a nova safra de videogames, como o 3DO, Jaguar e o próprio Saturn, da Sega. E foi assim que, no finalzinho de 1994, surgia o Playstation, que por ironia do destino, viria a derrubar a Nintendo do topo da indústria de games.

Fonte: Retrospace!

A SEGA lançou SEGACD bem antes do projeto playstation da Nintendo/Sony :o
eu nao falei que ela foi a primeira ou coisa do tipo..
eu falei quem tava fazendo a parada do SNES era a SONY..

R.R cegueta :D

Dom Corleone
11-07-2009, 10:52:07
Sem mais RêRê!! mandou bem!!!

o Playstation foi o Backstreetboys dos videogames... tinha as melhores franquias vindas da SEGA e dos fliperamas, e apareceu pra liderar o mercado!

e ainda eh até o Popzinho dos consoles...

Backstreetboys, ai ja eh ofensa mesmo neh, hsuahsuahsuaua... Eu diria que ta mais para Beatles, brilhante e marcante... já o 360 ta para os Rolling stones, agitou por um bom tempo, mas começa a perder forças com a idade...