PDA

View Full Version : Quanto você paga?

Chrno
06-07-2009, 20:58:27
A entrada de consoles no o Brasil por muito tempo foi absolutamente zero, isso se falando oficialmente, tanto que somente em 2009 a Sony lançou o PlayStation 2 oficialmente no Brasil, mas porque isso acontece aqui? Falta de usuários ou baixo índice de vendas com certeza não é, uma das desculpas mais dadas pelas empresas é o grande índice de “piratarismo” existente no Brasil.
Mas a grande verdade pode ser observada se nós lermos os jornais e observamos as taxas de juros e importações que são cobradas para produtos industrializados. Se fizermos alguns cálculos básicos chegaremos a uma taxa de importação de 257%, isso é, a mercadoria tem esse acréscimo em cima do valor original, sem contar com os custos de transporte, distribuição e margem de lucro de seus revendedores.
Como chegamos a esse numero de 257%? Simples. Tomando o exemplo do console Nintendo Wii que custa 100 dólares, quando ele chega ao Brasil paga 28% de Imposto de Importação ( uma medida protecionista que é usada pela maioria dos países, que evita uma concorrência desleal com produtos nacionais), também paga 25% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), só esses dois impostos levam o console ha um preço de 160 dólares.
Mas não para por ai, o importador deve pagar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que tem uma taxa de 50%, mais 1,65% de PIS (Programa de Integração Social) e mais 7,6% de COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), com todas essas taxas o console pula de 100 dólares para 250 dólares só com impostos.
Na verdade isso representa que no Brasil enquanto não tivermos uma indústria forte e um plano de desenvolvimento eficiente essas coisas sempre vão acontecer, e com isso o mercado ilegal de games vai continuar a crescer.

fonte:nowloading

------------

resultado, eu compro um vg pra mim e "dou" outro pra o governo em impostos :sm20:

o wii custa 100 dolares mesmo? Oo

e aqui nas lojas tu encontra por 2.000!!! e o meu foi uns 500 reais e eu achando que tava caro....

Taturana
06-07-2009, 21:07:37
Não é só pra isso não, saca só:

Mesa = U$$679
Fedex = U$$401, então dá U$$1080 no total
18% de Imposto de Importação (Sobre a mercadoria + frete) = U$$195, então mercadoria+frete+imposto é U$$1275
10% de IPI (Sobre a mercadoria + frete + imposto) = U$$129, total U$$1404
1.65% de PIS (Taxa de Seguro Social, aplicado sobre mercadoria + frete + imposto + 1% de Outras Taxas + IPI) = U$$24
7.6 % de COFINs (Segurança Social, aplicado sobre mercadoria + frete + imposto + 1% de Outras Taxas + IPI) = U$$107
18 % de ICMS (Aplicado sobre mercadoria + frete + imposto + 1% de Outras Taxas + IPI + COFINs) = U$$272
1% de Outras Taxas (Aplicado sobre a mercadoria + frete)= U$$11

Total = U$$1818

http://meiobit.com/meio-bit/industria/promocao-de-u679-por-u1818

Isso é muito ruim esse tanto de imposto de importação. Não dá pra categorizar isso nem como proteger a indústria nacional.

Jeffers
06-07-2009, 21:14:56
Se o real não fosse uma merda diante do dolar, poderia reduzir essa taxa e muito, mais mesmo assim essas taxas são uma facada do capeta :(

GENERAL
07-07-2009, 01:26:07
Cara porisso q a solução eh ir pro exterior comprar, ou mandar alguem comprar la fora... ae é só tirar da caixa e falar q a mercadoria ja era sua antes...

E o exemplo do Wii eh a verdade... o preço eh bizarramente absurdo aqui!!

meu amigo trouxe de portugal uma guitarrinha do Wii... pagou R$160,00 uma prima minha foi pra China e trouxe 1 PS3 e 1 Wii pros filhos dela... n pagou mais de R$1.000!

C naquela época eu ja tinha meu Xbox pedia pra ela trazer 1 controle e uns jogos hehe :D

BatZ
07-07-2009, 03:34:52
esse é na verdade um dos maiores empecilhos para o mercado de games do Brasil crescer e chegar ao mesmo patamar do México e outros países. o principal problema é que não é fácil mexer nessas tributações, e com tantas coisas importantes circulando o governo, fica difícil fazer aqueles que podem mudar olhar para este ponto e começar a mexer o que precisa para definitivamente mudar.
O que precisa acontecer é o governo entender que eliminar ou reduzir drasticamente esses impostos só vai trazer benefício, pois hj ele não corresponde a um valor tão significativo no total que é movimentado, o crescimento que ele pode gerar acaba sendo muito mais compensador, pois haverão mais pessoas empregadas, lojas vão ganhar mais dinheiro e poderão abrir novas filiais, e no fim desencadeia uma leva de melhorias e ganhos para a população e para o próprio governo.

o maior benefício dos impostos é qdo existe uma produção nacional e ele garante que os importados não vão acabar com as empresas brasileiras, mas no caso dos videogames isso não tem qualquer reflexo positivo, mto pelo contrário! :(

ainda acho que essa tão sonhada redução ou corte dos impostos possa acontecer, mesmo parecendo quase inalcançável.... o jeito é torcer!

Juquinha
07-07-2009, 10:54:15
Se o real não fosse uma merda diante do dolar, poderia reduzir essa taxa e muito, mais mesmo assim essas taxas são uma facada do capeta :(

Seria tão legal R$ 1,00 = US$ 1,00

Iria parecer a Argentina de 1999 a 2001 :rolleyes:

No entanto eu concordo que o excesso de imposto atrapalha e muito a chegada oficial dos consoles aqui no Brasil... aliás, o ICMS é o imposto mais sem noção, pois tributa a circulação de mercadorias pesadamente. Circulação de mercadoria é super importante pra economia... tributar em 18% esse tipo de atividade é muito ruim pra fazer o país crescer.

GENERAL
07-07-2009, 13:04:33
esse é na verdade um dos maiores empecilhos para o mercado de games do Brasil crescer e chegar ao mesmo patamar do México e outros países. o principal problema é que não é fácil mexer nessas tributações, e com tantas coisas importantes circulando o governo, fica difícil fazer aqueles que podem mudar olhar para este ponto e começar a mexer o que precisa para definitivamente mudar.
O que precisa acontecer é o governo entender que eliminar ou reduzir drasticamente esses impostos só vai trazer benefício, pois hj ele não corresponde a um valor tão significativo no total que é movimentado, o crescimento que ele pode gerar acaba sendo muito mais compensador, pois haverão mais pessoas empregadas, lojas vão ganhar mais dinheiro e poderão abrir novas filiais, e no fim desencadeia uma leva de melhorias e ganhos para a população e para o próprio governo.

o maior benefício dos impostos é qdo existe uma produção nacional e ele garante que os importados não vão acabar com as empresas brasileiras, mas no caso dos videogames isso não tem qualquer reflexo positivo, mto pelo contrário! :(

ainda acho que essa tão sonhada redução ou corte dos impostos possa acontecer, mesmo parecendo quase inalcançável.... o jeito é torcer!

Sem contar que a gente nunca sabe qual é o destino deste impostos né!!
gorverno corrupto e politicos ladrões...

porisso c souberem de pessoas que vão para o exterior aproveitem! ;)

Dom Corleone
11-07-2009, 11:05:38
Sem contar que a gente nunca sabe qual é o destino deste impostos né!!

Uia, como não, olha o castelo do Dep. Edmar Moreira que vc também vai saber para onde vai...

Politicamente o Brasil é uma piada, e muito ruim! :sm20:

PS.: Sorry o off topic... ^^