PDA

View Full Version : Mmo"rpg"?

Egas
03-02-2007, 17:17:21
Onde ta o Rpg neles??
Resumindo todos mmorpgs:
oq vc faz eh tudo programado vai lah mata bixinho lvl1 ai vai pro lvl 2 dps lvl 3ai pega item pra mata bixinho lvl 4 ai fika nisso dps evolui e luta contra personagens fortes = vc ai vc upa pra mata o super hiper mega master plus "xefao" pra ver se cai um item super fodastico of doom e fikar "imorrivel" !! e no meio disso algumas quest pra nao fikar monotono XD

Agora me diz se os mmorpgs num sao soh isso? soh q cada um tem uma magia uma raça os itens e bla bla bla mas no fundo sao todos assim =/

Sparks
03-02-2007, 17:22:16
cara eu reconheco o que você ta falando...esses "rpg" q seu objetivo e apenas chegar ao level cap do servidor não tem a menor graça mesmo, e 60% dos mmorpg por ai e desse jeito :(

Egas
03-02-2007, 17:27:43
me diz onde encontrar os 40 % ai xD

Sparks
03-02-2007, 17:29:05
se você considerar os 40% são todos pagos...então posso até te falar :)

tipo, WoW? :cool:

Egas
03-02-2007, 17:33:54
tem certeza q WoW num ta nesses 60 % nao???????? =/
eh q eu nunca joguei mas axo q ainda num eh o mmo"rpg" q eu to prokurando xD

Sparks
03-02-2007, 17:36:54
Cara...eu so joguei o WoW em server "alternativo", mesmo não chegando aos pés do oficial, eu não consegui jogar nenhum outro MMO, com certeza o WoW e um desses RPG's por ai que realmente valem a pena o tempo que você investe jogando :D

Egas
03-02-2007, 17:52:14
Eu vi video e li um pokinho bem rapido parece ser o melhor mmo"rpg" realmente mas ainda falta algo ;P

Sparks
03-02-2007, 18:07:40
Faltaria o que por exemplo?

Egas
03-02-2007, 18:24:34
sei lah tipo mais liberdade por exemplo se eu kizer da 1 soko na parede eu vo lah e do se kizer criar algo novo vo lah e crio entendeu? XD

Onichi
03-02-2007, 18:25:09
Se falta algo em WoW, vai continuar faltando no mercado de games por, no mínimo, 5 anos.

O único mmoRPG que existe é World of Warcraft. Jogue 10 dias no servidor OFICIAL (leia OFICIAL. Eu disse oficial? Ah sim, OFICIAL.), leia as quests, estude a Lore do mundo de Warcraft (de preferência, jogue Warcraft 1, 2, 3, e expansões antes de começar com WoW) e depois veja se ele é MMORPG ou mmo'rpg'. Óbvio que se quiser olhar pelo lado ruim, WoW tem várias e várias possibilidades de se ignorar tudo e só subir o lvl, pegar equipamentos e bater nos outros. Mas, acredite... Esse não é o modo de se aproveitar o jogo, tão pouco é como os desenvolvedores o planejaram. WoW é um rpg, massivo online. E não é por pouco que é o melhor no mercado.

Edit: Quanto "ao que falta" (postasse enquanto eu digitava heahuea): Jogue Oblivion. É offline, mas é o jogo mais próximo que chega a essa possibilidade (e, ainda assim, é bem distante)

Fallen_x
03-02-2007, 18:41:23
caras eu penso a mesma coisa qo egas sobre os mmorpgs atuais de rpg num tem nd , eh triste eh puro hack and slash q nem sequer chegam nos pés do clássico doas clássicos DIABLO 2
jah o WOW num posso falar pq nunca joguei
to montano um ultra pc soh p/ jogar oblivion pq p/ mim eh o maximo em termos de rpg q se alcançou depois de baldurfs gate I e II eu tenho um projeto p/ desenvolver um rpgzão off com uma pilha de idéias q eu tenho q saon possiveis de implantar...

qro ver se WOW eh td isso q falam qdo meu pc foda tiver on tiro a prova...

psylocke
03-02-2007, 19:01:59
pois, é
quando eu vejo alguém jogando esses mmorpg eu vejo nada mais do um cara clicando freneticamente nuns bichinhos... só isso. Agora só pq tem gráfico os caras acham q é do caralho. É só clique aqui, clique acolá.

bluR
03-02-2007, 19:18:48
realmente..
deveriam mudar o estilo de mtos jogos de mmorpg para mmo-hack-n-slash =P

tudo bem q vc representa um personagem em um mundo e tal..
mas como foi dito, a finalidade eh sempre a mesma.. bate no bixo -> lvl up -> bate no bixo -> lvl up -> ....
nao to dizendo q isso nao deve ter..
pq duh.. TEMQ TER.. mas oq nao pode, eh ficar limitado a sempre isso..
outro problema tb, é q mta gente tb tem preguiça de entrar no mundo e representar mesmo, e soh se importa em fazer do seu personagem oq ele nao eh na vida real.. forte, rico e reconhecido =P

psylocke
03-02-2007, 19:41:38
concordo que as pessoas não querem representar nesses jogos, só querem ficar level 1 milhão pra dizer que o foda. Posso estar enganado, mas pelo que ouço dizer um jogo que dá pra representar legal é o ragnarok, sei lá, nunca joguei.
esses jogos devia ter mais aventura, sei lá, tipo mas ações como pular,esquivar...comandos pelo teclado,sabe? não ficar só clicando. Po, quando vc entrasse numa caverna ou castelo abandonado tivesse uma armadilhas pra desviar, ou pular ,ações que devessem ser feitas em equipe por exemplo um cara distrai um monstro enquanto outro rouba a parada e outro rola uma pedra montanha abaixo pra lascar com o dito monstro...essas doideras aí.
o que num dá é pra ficar no click click pra upar

Onichi
03-02-2007, 19:42:44
é q mta gente tb tem preguiça de entrar no mundo e representar mesmo

Daí eu lhes apresento... World Of Warcraft, Role-Playing PVP Servers. Se tu não interpreta, cai fora. Só entra quem quer mesmo. E aí, só não aproveita quem não quer.

Mas concordo com vcs que 97.24% dos MMORPGs que são vendidos por aí são hack-n-slash online. Mas dá pra interpretar e aproveitar o "RPG" sim.

Exemplos:

Alguns shards de UO, voltados puramente a interpretação;
WoW RP servers;
Módulos pra Neverwinter Nights e expansões, que apresentam aventuras novas criadas por pessoas como nós, que reclamam dessas coisas, onde se joga um quase MMOD&D (nunca vai ser tão foda quanto o RPG de mesa, mas são inúmeras possibilidades de aventuras novas, interpretação e etc, pq o mestre, criador da aventura, está lá)
Sendo que Neverwinter nem MMORPG é, é um jogo singleplayer mas que apresentou grandes possibilidades no multiplayer e até hoje é jogado por muita gente.

Edit: (novamente, postaram qd eu tava digitando! =[)

Posso estar enganado, mas pelo que ouço dizer um jogo que dá pra representar legal é o ragnarok, sei lá, nunca joguei.

Não, isso é impossível. Nem com a maior boa vontade do mundo dá pra interpretar em Ragnarok. Ouça isso vindo de alguém que jogou por mais de um ano.

Po, quando vc entrasse numa caverna ou castelo abandonado tivesse uma armadilhas pra desviar, ou pular ,ações que devessem ser feitas em equipe por exemplo um cara distrai um monstro enquanto outro rouba a parada e outro rola uma pedra montanha abaixo pra lascar com o dito monstro...essas doideras aí.

Em World Of Warcraft, as instances (ou dungeons), tem um padrão próximo a isso. Só se completa com trabalho em equipe. No início do jogo, é tudo pré-determinado, mas mesmo assim a equipe tem que ir lá, pensar e trabalhar junto pra fazer. Já no end-game (quando o pessoal já é level 1 milhão hauehuae), as dungeons prosseguem exigindo trabalho em equipe. Existem raids de 40 pessoas, onde todas devem trabalhar em harmonia, pq se uma pessoa errar... todo mundo morre. E, às vezes, demora meses até uma guild descobrir como matar os "chefes". O foda é que depois disso, é só visitar o google e ver como faz... Só que só vai no google quem quer, né? Tu pode muito bem juntar teus amigos e ficar lá, apanhando e pensando em uma estratégia. Depende de cada um :)

Egas
03-02-2007, 20:37:55
Bom WoW pelo oq vc disse ta parecendo ser um verdadeiro MMORPG falta alguma coisa blz mas parece q conseguiram colokar o RPG no jogo axo q vo da 1 olhada nele talvez seja oq eu prokuro ;P e um dia kem sabe ele vem pro brasil neh (sonhar num custa nada jah pagar no WoW eh meio caro ;P) e tomara q se WoW for MMORPG de verdade espero q venham muitos como ele ou melhores!!

HolySin
03-02-2007, 21:40:40
Egas, acho que o problema aqui é que você está esperando de um MMORPG o mesmo tipo de interatividade que você tem nos RPGs de mesa, não?

Ou então (talvez um pouco dos dois), você não gostou dos padrões que a maioria dos mmorpgs seguem, onde você precisa ficar jogando durante muito tempo para ter uma boa experiência com o end game.

E também por limitações de jogos no geral. Você disse que gostaria de socar a parede, mas em mmos vc geralmente precisa ter um alvo para atacar. Esse alvo é programado como um objeto, alguns objetos do jogo (personagens, inimigos) podem ser atacados, outros não. Selecionar um pedaço da parede para atacar seria complicado, cada pedaço teria que ser um objeto diferente.

Essa de "criar algo novo", você quer algo como os jogos modáveis, onde você pode pegar um editor de mapas e criar mapas novos? Ou quem sabe modelar uma arma em 3D, adicionar numa textura nela e depois enviar pro jogo?
Novamente, se você quer fazer tudo isso in-game, seria necessário programar MUITA coisa para implementar isso, correndo o risco de criar algo que não será muito utilizado ou não vai ficar muito bom.

Mas se você quer uma experiência mais próxima de um RPG, a idéia do Onichi foi ótima: jogue em um servidor RP. Claro, você vai precisar ter um bom inglês para participar.
Um server RP funciona assim: em um servidor normal você falaria para as pessoas "Alguem sabe onde eu completo a quest X? não to achando o objeto Y". No RP você falaria algo do tipo "Glorioso guerreiro orc, você saberia me dizer por onde devo me aventurar para ajudar o ZZZ (nome do npc)? Ele perdeu seu valioso YYY (nome do objeto que o NPC quer)".

Se você, ou outras pessoas, quiserem jogar um free trial de 10 dias (requer cartão de credito internacional. Ele não será cobrado, é apenas uma limitação do sistema deles. Só vai ser cobrado DEPOIS que você comprar o wow original e jogar o mês grátis que vem junto), me manda uma PM com seu nome e email.
Só vou poder enviar 3 cdkeys de free trial, mas com certeza deve ter mais jogador por ai que possa enviar mais (cada um pode enviar até 5 ao mesmo tempo).

psylocke
03-02-2007, 21:44:36
po pelo que eu to ouvindo desse WoW o jogo deve ser do caralho
muito bom esse negócio de todo mundo depender do desempenho de todo mundo e de uma cacetada de gente nas paradas

RedYakuza
04-02-2007, 00:05:24
Concordo com a galera que a maioria dos mmorpgs sao voltados apenas para upar os chars. O WOW creio eu é o mmorpg com mais quests que existe, e como disse o onichi quando se chega no level maximo ( 60 ) voce pode participar de varias quests unicas, ou participar de raids de 20 á 40 pessoas, lembrando que tudo tem que ser bem coordenado.

Eu era de um clan de 140 pessoas e faziamos raid todo sabado com 40 membros de maior level que estavam online, era muito show de bola, sempre usando TeamSpeak pra jogar e matar os Boss que eram muiiitooooo foda( Só pra se ter noçao, levamos 6 horas para chegar no ultimo Boss de uma Dungeon e ainda morremos pra ele...)

Eu joguei 14 meses em Server Oficial ( Server dunemal, char RedNVF, classe warlock, level 60 , clan Borderline ) Em novembro eu parei de pagar pois por incrivel que pareça eu enjoei hehehe. Agora saiu a expancao mas to meio por fora...
Perdi grande parte da minha vida social graças ao WOW hueahueahuaehuae

Egas
04-02-2007, 10:32:12
HolySin eh isso ai po kando eu vi q mmorpg era um rpg online eu pensei po q loko eu vo ver meu personagem e ve a historia em vez de fikar soh na imaginaçao como nos rpgs de mesa ai kando eu xego lah vc tem q upa upa upa pegar item e blabla ai eu me pergunto cade a m**** do rpg?!?! pq a historia num muda de acordo com oq eu faço e os outros jogadores (eu estava jogando RF online ai tem 1 "guerra" acontecendo entre as 3 raças mas ela eh programada ONDE DIABOS 1 GUERRA TEM HORA CERTA PRA ACABA E COMEÇA =/) pq o cenario tem q fikar ali bunitinho sempre o mesmo =/ pq num posso cata minha espada derrubar akela arvore e fazer 1 arco com a madeira mesmo q seja um arco horrivel??? e como cara ali em cima falo pq num posso mata os bixos usando inteligencia em vez de sempre tem uns tankers e o restos ataka kal problema de joga 1 pedra enorme bem na cabeça do bixo se ela ta ali de enfeite =/ me apreceu q WoW tem um poko disso mas falta alguma coisa pro q eu prokuro xD

Fallen_x
04-02-2007, 10:57:28
HolySin eh isso ai po kando eu vi q mmorpg era um rpg online eu pensei po q loko eu vo ver meu personagem e ve a historia em vez de fikar soh na imaginaçao como nos rpgs de mesa ai kando eu xego lah vc tem q upa upa upa pegar item e blabla ai eu me pergunto cade a m**** do rpg?!?! pq a historia num muda de acordo com oq eu faço e os outros jogadores (eu estava jogando RF online ai tem 1 "guerra" acontecendo entre as 3 raças mas ela eh programada ONDE DIABOS 1 GUERRA TEM HORA CERTA PRA ACABA E COMEÇA =/) pq o cenario tem q fikar ali bunitinho sempre o mesmo =/ pq num posso cata minha espada derrubar akela arvore e fazer 1 arco com a madeira mesmo q seja um arco horrivel??? e como cara ali em cima falo pq num posso mata os bixos usando inteligencia em vez de sempre tem uns tankers e o restos ataka kal problema de joga 1 pedra enorme bem na cabeça do bixo se ela ta ali de enfeite =/ me apreceu q WoW tem um poko disso mas falta alguma coisa pro q eu prokuro xD

that´s all folks agreed
penso um poko parecido..
:)

HolySin
04-02-2007, 11:59:39

Wow pode ser jogado dessa forma. Ao invé de ficar num grind mais simples (passar horas no mesmo local matando o mesmo tipo de bicho para ganhar xp), tem gente que faz grind de quests. No texto da quest já fica separado os objetivos, tem gente que só lê aquilo e já vai atrás, não lê o resto.

Mas, ao mesmo tempo, wow pode ser muito imersivo. A história do universo Warcraft é muito rica e bem elaborada, e o texto das quests são ótimos. Lendo, você vai entender sobre o mundo, as diferentes facções, os acontecimentos naquela área.
Na expansão, por exemplo, aos poucos você vai descobrindo que Zangarmarsh era uma área com bastante água e vida. Mas por alguma razão os lagos estão se esvaziando, a vida selvagem está diminuindo. Vai ter quest para você descobrir pq os lagos estão ficando assim, matar alguns predadores para que sobre mais comida para o resto, visitar uma área do mapa que já extá bem seca (oq ta afetando a vida naquele lugar), etc.

Mas a história não tem como mudar de acordo com suas ações. Pelas quests, você vai ver ela se desenrolando, mas a sua experiência será a mesma de todos os outros no sentido história. As quests, claro, nem sempre vão se desenrolar de forma igual para todos.

Ultima Online era meio assim no quesito profissões. Você podia ser um madeireiro, passando horas (HORAS!) cortando madeira (falhando muitas vezes enquanto sua skill de cortar madeira aumenta). Depois tinha que processar a madeira em algum tipo de tábua, depois tentar fazer itens várias vezes (falhando muitas) para, aos poucos, evoluir sua skill de criar itens de madeira.
A idéia era ótima, UO foi realmente um jogo muito revolucionário para os MMORPGs, ele definiu o padrão de muitas funcionalidades dos mmorpgs. mas nem todo mmorpg meche com profissões da mesma forma. Wow tem profissões (clique aqui (http://www.worldofwarcraft.com/info/professions/)), Everquest 2, Star Wars Galaxies (esse sempre falam que tem um sistema de profissões muito rico), etc.

Quanto a usar a inteligência para matar... Se você for completar quests sozinho, vai precisar entender bem sua classe e usar com inteligência as skills para se manter vivo. Cada classe vai ter uma experiência diferente para solar, umas mais fáceis e outras mais difíceis.

Agora sobre pegar a pedra, é aquilo que eu falei antes. Se for algo com que os desenvolvedores querem que o personagem interaja (atacar um inimigo, falar com um npc, minerar ferro de um node, pegar plantas e ervas para fazer poção), então é um objeto dentro do jogo. Mas se é algo estático, que não tem nenhuma utilidade, então ele vai apenas fazer parte do cenário. Se você pudesse pegar pedras no chão e usar para atacar, eles teriam que implementar física realista no jogo. Isso seria um problema, pois teria que lidar com a latencia do jogo online, sem contar no balanceamento (se as pedras forem muito fortes, o povo só vai usar elas ao invés das armas normais. Se forem muito fracas, ninguém vai usar).

Mas jogue wow nos servers oficiais, leia as quests, acho que você vai gostar dele. Você pode jogar só querendo upar, ou pode jogar querendo conhecer melhor o mundo, querendo ajudar os outros, etc. Ah, e sobre ter horário para a guerra: jogue num server PVP. Escolha facção (Aliança ou Horda) e lute contra os membros da facção oposta no mundo normal, enquanto completa quests normalmente :D. Wow não tem um sistema chaos pvp, onde qualquer um mata qualquer um, só tem pvp entre facções.

Diabolo
04-02-2007, 19:58:35
Eu me inscrevi no beta do 2moons, ganhei convite mas nem to mais afim. Esses jogos tão muito sem conteúdo. To sem vontade de fica pulando de um mmorpg pra outro.

rubmot
12-02-2007, 17:28:38
Acho que os atuais MMO"No-RPG"s ainda estão em fase de evolução. Aos poucos, com as melhorias e com o aprimoramento dos programadores, teremos novidades cada vez melhores de interação com os cenários.
Alguns dos elementos que achei interessante mais interessantes:
- A utilização das skills como forma de evoluir, vista no UO: Isso foi uma grande novidade. A crítica fica no tempo necessário para masterizar.
- Grinding: Apesar de ser banal, o level up é bacana e tem em quase todos os RPGs convencionais, mas precisa ser revisto de tal forma a não ser exaustivo como da forma que encontramos hoje e nem beneficiar demais aqueles que passam muito tempo jogando.

Outras sugestões:
- Melhorias na IA dos monstros, como por exemplo, a sensibilidade a sons.
- Mudanças nos cenários: Pq ainda não fizeram eventos ou guerras esporádicas que levassem à destruição de uma cidade? Claro que a destruição não precisa ser "ao vivo", bastando que os jogadores baixassem as devidas atualizações, mas poderiam existir guerras PvP que causassem destruições ou captura de cenários e cidades.
- Ser sempre gratuito hehehe =P. Se for pra pagar, que seja somente o jogo (Ponto pr a Guild Wars).

phillipehugo
13-02-2007, 12:37:10
pra mim o unico RPG que existe é o clássico jogado numa mesa com papel, lapis e dados. fui mestre de rpg durante 6 anos e nao troco para jogar num pc ou video-game. e pura ilusao, jogos repetitivos q nao criam o que o RPG tem de melhor uma surpresa a cada minuto no personagem.

:sm04:

Dr.Teflon
13-02-2007, 13:06:07
pra mim o unico RPG que existe é o clássico jogado numa mesa com papel, lapis e dados. fui mestre de rpg durante 6 anos e nao troco para jogar num pc ou video-game. e pura ilusao, jogos repetitivos q nao criam o que o RPG tem de melhor uma surpresa a cada minuto no personagem.

:sm04:

Eu também joguei muito RPG de mesa, concordo com você que é algo muito bom, peguei a época do aD&D e do D&D terceira edição (nao sei se ja saiu 3.5 ou sei lá)

O Problema dos jogos, é que não dá para criar um mundo completamente diferente a cada jogada, o jogo não pode não ter fim, ficaria meio inviável (por limitações de hardware e digamos "financeiro", no sentido do custo do projeto), por isso que podem se tornar "repetitivos", mas digo uma coisa

Baldur's gate, planescape torment, entre outros jogos assim são muito bons, não comaparáveis a um RPG de mesa, mais muito bons.

quanto ao fato dos MMORPGs, eu ja joguei FFXI, everquest II, Vanguard, Star Wars Galaxies, Ragnarok, Lineage II, e World of Warcraft.

o ÚNICO que me viciou, que me deixa com vontade de jogar mais e mais é o WoW, pelo fato da história ser rica, como o holy falo ;)

bem taí meu comentário :)

wander
19-02-2007, 17:20:17
Se não conhecem o Eve online, deveriam testar, o Jogo é bastante complexo e tem um universo realmente muito grande pra explorar , tem uma economia surpreendente e te dá muitas possibilidades diferentes no jogo, sendo que o foco principal do jogo é PVP mesmo.

O jogo é meio dificil no inicio, podemos dizer que é "Noob Unfriendly" e o PVP é bastante Cruel (bastante mesmo, você perde sua nave e seus items quando é destruido) , más depois de entender um pouco melhor alguns mecanismos do jogo, torna-se interessante.

Eu jogo ele a mais de 2 anos, já joguei muitos outros MMorpgs, inclusive WOW, e os outros mmos parecem simples demais para mim, quando comparados ao Eve.

Se quiserem testar, tem um trial de 14 dias aqui : https://secure.eve-online.com/ft/?aid=102321&nogreet=1

Site oficial do jogo : http://www.eve-online.com/

Recomendo dar uma olhada nos Vídeos do jogo pra ter uma idéia de como ele é, esse por exemplo é muito legal : http://myeve.eve-online.com/download/videos/Default.asp?a=download&vid=144~

Se jogarem o Trial, ao entrar no jogo pela primeira vez, não pulem o tutorial, é muito importante para entender diversos aspectos do game.

Existe um canal chamado BRASIL , dentro do game, na barra lateral tem um icone CHANNELS & MAILING LISTs ( se não me engano é isso ) selecionem JOIN e digitem BRASIL, a partir de lá vocês vão ter contato com Brasileiros. Procurem o Pessoal da UCE ou da ORUS Corporate, que é uma aliança de Brasileiros e Portugueses que tem um pessoal muito bacana, e já tem até território próprio no game.

Boa Sorte :sm03:

Obs: eu estou jogando pouco nos ultimos dias por questões de trabalho, más se quiserem posso elaborar um post com diversas informações sobre o game.