View Full Version : Overclock GeForce 5500 Fx de 256mb...
Bronislaw
14-08-2006, 14:23:31
Pessoal troquei a minha geforce 5200 de 128mb e 64bits, por uma de 5500 de 256mb e 128bits, dei somente mais 50 reias e fiz a troca.
A questão é que essa 5500 funciona o clock principal a 270mhz e as memoria a 400mhz o final da placa é 5t (então ela é 5n, vai até 400mhz sem over a memoria né?).
E no soft que vem com o cd, tem um programa para overclock e tem uma opição: "Detectar frequencias otimizadas"
Isso significa que ele vai testar o maximo possivel que a placa aguenta e ira colocar a placa para funcionar no ultimo ou ele ira colocar o over num patamar seguro, podemos assim dizer (o que eu poderia aumentar ainda mais se quiser?)
Com esse botão não indo manualmente (indo digamos automaticamente).
Ficou assim:
Clock principal: 303mhz
memoria 470 mhz
com o botão "Detectar frequencias otimizadas"
A outra questão é que a placa já vem com um cooler, apesar que naõ dever ser muito bom ou potente né?
Dae como faço, tenho que por outro cooler por cima, tenho que tirar esse e por outro cooler mais potente?
Ou esse cooler mesmo aguenta e posso mandar ver no over?
-=|R.R.|=-
14-08-2006, 15:54:49
não vá na onda do soft não!! faça o over aos pouco manualmente!!! Parece que é 5ns mesmo então a frequencia oficial é realmente 400mhz! Até dá pra chegar nos 470mhz mas é bom ir devagar! uns 430 chega fácil!!! Na GPU acho que uns 300 dá sim! Mas é o mesmo caso! vai subindo de 10 em 10 pra ver! Olha se for comprar um cooler melhor vai ter que remover o antigo, limpar a GPU (papel higienico serve a seco ou com alcool isopropílico, aquele comum não serve) e passar pasta térmica e finalmente colocar o novo cooler! Tem uns baratinhos que servem bem na FX5500! Não é interessante gasta num Zalmam daqueler de 150 contos numa placa dessas...
Bronislaw
14-08-2006, 18:47:51
Mas se eu for fazer um overzinho basico, como memoria a 430 e processador a 285mhz (para não ficar muito digamos, igual o soft recomendou, será que mesmo assim vou ter que trocar o cooler?
E o cooler tem especifico para a placa de video, ou para as placas de videos?
Ou compro um cooler qualquer, como do athon, do p3 por ae e improviso nela?
-=|R.R.|=-
15-08-2006, 16:30:23
285 eu acho que não precisa não!! tem ae uma foto dela ou um site com o mesmo modelo que usa pra eu dar uma avaliada???
Bronislaw
16-08-2006, 00:12:37
Hoje estava fazendo alguns testes, veja...
Hoje estive jogando Need Underground 2, por umas 2 horas seguidas, com as configurações quase no maximo (na verdade 800 por 600, com as configurações um pouco acima do medio).
aí tirei a tampa lateral do gabinete e fui por a mão em cima do cooler (ele ta emvolta de tipo um dissipador de metal), aí coloquei a mão, para ver se estava quente, estava um pouquinho morno, mas bem pouco.
estava acostumado com a outra placa que só tinha o dissipador e ficava fervendo, essa não estava, estava bem morna na verdade mesmo...
Então será que posso fazer um overclock básico, com exigindo somente um pouco a mais da placa, sem ter que trocar ou por outro cooler?
No caso de 270, estava pretendendo deixar 285 e de 400 (já que ela é 5n), deixar em 415 ou 425...
Será que posso fazer com o mesmo cooler da placa, sem ter que trocar?
O modela da placa é essa aqui:
http://www.xfxforce.com/web/product/listConfigurationDetails.jspa?productConfigurationId=951
E aqui tem uma materia dela no clube do hardware: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/795
Só que usando e "forçando" bem ela hoje, jogando under 2, a placa não esquentou...
-=|R.R.|=-
16-08-2006, 13:34:38
285/430 é um valor razoável!!! dá pra deixar assim... mas vai testando ae!Se tratando de over nunca se sabe :D Talvez até consiga deixar um pouco acima disso!!! Mas esse valor acho perfeitamente possível ainda mais na GPU!
Bronislaw
16-08-2006, 19:05:16
Hunnn, vou testando então, a questão é não deixar ela esquentar muito né?
Pois ela em seu uso normal, não esquenta nada praticamente, vou por e testar umas 2 horas jogando need under 2 ou most wanted e dae se não esquentar muito, continuo subindo, até um nivel + ou - seguro de temperatura?
E fazendo overclock os FPS dos jogos irão aumentar, logicamente né?
-=|R.R.|=-
16-08-2006, 23:06:30
não é só temperatura não!!! tem que ver se dá artefatos (objetos estranhos e erros nos gráficos), se sai do jogo sozinho, se reinicia o PC... testa ae!!! e cuidado, muito cuidado pois pode abreviar muito a vida útil a ponto de durar algumas semanas ou meses!!!!
Bronislaw
17-08-2006, 01:33:35
Mas tanto assim, só se eu apelar muito no over né?
Um overzinho basico, não irá diminuir muito a vida util né?
Quando me empolgo para fazer o over vcs me assustam hauuahhahauahahuahu...
Bronislaw
17-08-2006, 11:40:27
ha, naõ consegui editar esse negocio...
Também me falaram para por decipador de calor nas memorias da placa de video (se for elevar muito o clock), será que isso é realmente necessario?
-=|R.R.|=-
17-08-2006, 14:58:43
ha, naõ consegui editar esse negocio...
Também me falaram para por decipador de calor nas memorias da placa de video (se for elevar muito o clock), será que isso é realmente necessario?
se for subir muito sim!!! dissipador ajuda bastante no over e na vida útil dos chips!!!
Bronislaw
17-08-2006, 23:59:45
Só uma ultima questão, mais uma opinião pessoal, sua, já que vc entende melhor desse assunto.
Hoje coloquei a placa para funcionar em 300mhz processador e 440 as memorias, joguei o Most Wanted por umas 2 horas seguidas, sem parar, dae tirei a tampa lateral do pc e coloquei a mão no decipador de calor da placa, onde fica o cooler, e estava morno, não estava quente (e olha que minha tnt2 só com decipador, vc não aguentava segurar o dedo 2 segundos em cima que queimava a sua mão), dae me espantei com isso.
No jogo não aconteceu nada, nenhuma coisa diferente, nem objetos sumindo ou mudando de cor, nada do tipo, só que também não senti que o desempenho do jogo aumentou, aparentemente ficou a mesma coisa. (parece que até a taxa FPS ficou a mesma coisa, usando fraps para medir)
Mas usei a 3dmark 2001 para testar, sem over em 1024 por 768 e 32bits de cor, o teste deu o resultado de 6059, 6048, 6064 (fiz 3 vezes para ver se iria alterar muito), e com o over 290/440 deu 6568, 6552, 6572. Com o over de 300/440 deu 6687, 6689 e 6691.
Então teoricamente o over teve efeito né? (apesar de ser apenas 600 pontos de diferença...).
Agora na sua opinião pessoal, de quem entende do assunto, vc acha que esta muito arriscado deixar em 300/440? Deveria deixar 290/440, ou testando e chegando nesses resultados que cheguei, em qual vc deixaria, ou arriscaria a deixar?
Ha lembrando que hoje esta frio, mas muito frio aqui em Curitiba, não sei se não esquentou por causa disso também, sem dizer que no calor o meu quarto é bastante quente e abafado...
Mas como opinião e conselhos finais, o que vc faria ou me aconselharia a fazer?
(ha não coloquei decipador nem nada, esta a memoria normal, sem nada com 440mhz e o cooler original com 300mhz). Agora esta nessas configurações...
obs: isso foi o que um amigo de outro forum me passou, dizendo que fez e de acordo com ela na mesma placa ele esta usando 315/550mhz. (só que agora ele esta com um cooler de Athon 6000 rpm grudado no decipador, lateralmente.
http://img.photobucket.com/albums/v685/bronislaw/placa.jpg
E veja como estou usando agora:
http://img.photobucket.com/albums/v685/bronislaw/over1.jpg
E aquelas configurações de perfil que vem com placa para melhorar o desempenho em certos jogos será que realmente funciona ou é só frescura?
Como esse aqui por exemplo:
http://img.photobucket.com/albums/v685/bronislaw/placadevideo.jpg
-=|R.R.|=-
18-08-2006, 14:48:47
300/440 é um valor perfeitamente possível!!! Se não houve problemas pode deixar assim!
sim, o 3dmark é mais sensível ao overclock! e o MW é bem pesado para a FX5500! Talvez em alguns outros jogos mais antigos de pra sentir uma maior diferença!
Agora não dá pra conseguir milagre! Ja esperava que vc num fosse conseguir muita coisa com o over! Enfim pelo menos melhorou em algo, se bem que ninguém joga 3dmark :D
pode deixar nesse valor! Faça mais testes pesado. E outra, não é necessário o dissipador esta fervendo para o over dá errado como disse antes! Operar acima das especificações causa instabilidade independente se está quente ou não! Claro que aumentando os clocks a temperatura tende a aumentar! Mas não é o único fator!
Placas com dissipação passiva (sem ventoinha) esquentam muito mais!
Bronislaw
18-08-2006, 23:31:37
Hunnn... Obrigado R.R, acho que agora acabou todas as duvidas ehehehhe...
Vou deixar assim mesmo, até porque mais do que isso acho que nem vale a pena né?
Afinal de contas faz 1 semana que estou com a placa, comprei e já estou fazendo over eheheh... (mas é que as condições economicas não deixaram optar por uma melhor, ae por enquanto vou quebrando o galho com essa aqui ;), mesmo usando over...)
Obrigadão mesmo pela ajuda que vc me deu R.R
E só uma curiosidade, as ultimas placa da GeForce (nvidia), são boas, ou são tudo assim, fraquinhas se comparadas com as concorrentes?
Editado:
Agora estava vendo o ranking do 3dMark 01 SE, e vi que muitas pessoas usam essa placa a abusam do overclock como:
NeoRSC
GF4 MX440 @ 340/480 |
BLiND PiGS
Geforce FX5200 @ 375/585
Diablo.dbl
VGA FX5600 256Mb @ 325/600
NeoRSC
Geforce FX5900 @ 500/1000
Então essa plaquinha aguenta e suporta um over bom mesmo, ou não da muito para levar em consideração o que os outros fizeram?
Lembra do botão que detectava o overclock na placa, é esse ae, e ele testado (depois que ele faz uma serie de testes), ele sugere o que esta ali.
Apesar deu estar usando 300/440mhz...
http://img.photobucket.com/albums/v685/bronislaw/overrrr.jpg
Bronislaw
20-08-2006, 14:37:50
Só mais uma duvida também, se eu por o dedo em cima da memoria da placa de video para ver se esta esquentando muito, pode estragar também?
Ou se for só em cima da memoria posso por o dedo tranquilo, para ver a temperatura.
-=|R.R.|=-
21-08-2006, 22:44:42
apartir das Geforce6 a Nvidia se recuperou do vexame das FXs hehehe Hoje a coisa ta parelha hehhe
melhor não colocar o dedo nos chips de memória!!! pode estragar...
Só mais uma duvida também, se eu por o dedo em cima da memoria da placa de video para ver se esta esquentando muito, pode estragar também?
Ou se for só em cima da memoria posso por o dedo tranquilo, para ver a temperatura.
vc até pode fazer tomando alguns cuidados... coloque a mão em algum metal e pisr descalço no chão pra descarregar alguma carga que possa estar no seu corpo, principalmente neste tempo frio e seco, e dai desligue o computador e coloque o dedo em seguida na memória...
porém, não sei se adianta muito, pois dificilmente a gente consegue ter uma idéia real da temperatura com o dedo, pois não é tão fácil distinguir uma temperatura de 45º (que até pode ser considerada normal) para 60º (que já pode ser considerada eleveada)...
[]'s
marciopessolato
22-08-2006, 14:57:22
não vá na onda do soft não!! faça o over aos pouco manualmente!!! Parece que é 5ns mesmo então a frequencia oficial é realmente 400mhz! Até dá pra chegar nos 470mhz mas é bom ir devagar! uns 430 chega fácil!!! Na GPU acho que uns 300 dá sim! Mas é o mesmo caso! vai subindo de 10 em 10 pra ver! Olha se for comprar um cooler melhor vai ter que remover o antigo, limpar a GPU (papel higienico serve a seco ou com alcool isopropílico, aquele comum não serve) e passar pasta térmica e finalmente colocar o novo cooler! Tem uns baratinhos que servem bem na FX5500! Não é interessante gasta num Zalmam daqueler de 150 contos numa placa dessas...
Olá Galera! fui enganado agora é tarde huahua , comprei uma Geforce FX5700LE de 128mb 64 bits e gostaria de saber se tem como eu dar uma turbinadinha nela tipo fazer um bios mod ou algum overclock qualquer para melhorar o desempenho desta placa pois eu comprei sem me informar e vi que tem muitas placas por ae que dam um pau da 5700 LE ainda mais por ser de 64 bits
Bronislaw
22-08-2006, 19:36:04
Cara se quiser eu te passo o soft que estou usando para fazer over na minha, ela veio no cd de instalação da propria placa, dae é só vc seguir o que foi colocado aqui no topico e tomar alguns cuidados, que vc ira conseguir um desempenho melhorzinho dela.
Só uma outra pergunta, o R.R falou que era totalmente aceitavel deixar o over da minha placa em 300/440 (o normal dela é 270/400), mas será que se eu arrendodar um pouco a mais tem problemas?
Tava pensando em deixar redondos 300/450, já deixei assim e joguei Most Wanted por umas 2 horas hoje e não aconteceu nada, não reiniciou não travou, não tinha objetos estranhos no jogo nada, e também aparentemente não esquentou muito, será que se eu deixar nessas configurações irei forçar muito a plaquinha?
E outra coisa, é que meu pc fica ligado quase 24 horas por dia, quando estou dormindo ele ta pegando filmes ou jogos, quando estou na faculdade a mesma coisa, como vcs fazem vcs deixam em over direto (igual eu estou fazendo), só configuram ela para quando vão jogar (coisa que faço meio direto podemos dizer).
E será que vou judiar muito da plaquinha aumentando de 300/440 para 300/450?
© GamesBrasil.com.br 1999-2004