PDA

View Full Version : Overcrock na GeForce 5200 FX 128mb...

Bronislaw
08-08-2006, 15:42:25
Pessoal no cd de instalação dessa placa de video vem um proprio drive para fazer overcrock nela, só que antes que fazer eles assustam um monte dizendo que o que esta fazendo é fora dos padrões definidos pelo fabricante e que pode perder a sua garantia e causar danos a placa, dae até fiquei com medo depois de tudo o que eu li...

Mas a questão é a seguinte, a placa de video é essa aqui: http://www.xfxforce.com/web/product/listConfigurationDetails.jspa?productConfigurationId=971

Tem uma materia no clube do hardware sobre ela: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/790

Dae usando ela normal, o crock que esta nela é esse:

Frequencia principal do crock: 250mhz
frequencia do crock da memoria: 333mhz

Ae ela tem um botão de auto detectar o overcrock para a placa de video, eu apertei esse botão e o overcrock que esse botão sugeriu (e depois testou, piscou a tela e voltou a tela novamente, dizendo como aceito o overcrock), foi...

Frequencia principal do crock: 296mhz
frequencia do crock da memoria: 430 mhz

Dae tem outras opições onde vc pode ir aumentando ainda mais o crock principal e da memoria, e dae tem o botão teste para dizer se aceitou, ou então ele fala que se travar ou a imagem não aparecer mais ou aparecer distorcida é só resetar o micro que ela volta novamente ao normal da placa de video...

Será que se eu usar essas configurações que o overcrock do proprio detectar me deu, posso correr o perigo de estragar ou queimar a placa de video, já que ela não tem cooler (e no caso será que precisarei por um cooler para fazer esse overcrock ou também não tem necessidade?), ha perigo de danificar a placa?

E será que posso usar mais do que esse do auto detectar, e até quanto será que poderei elevar, como faço para descobrir isso?

Ele vai no maximo de até....

frequencia principal do crock: 500mhz
frequencia do crock da memoria: 700mhz

O que devo fazer e como, estou com medo de estragar a placa, até porque comprei ela ontem...

-=|R.R.|=-
08-08-2006, 16:02:46
296/430 é até um valor que dá pra chegar! Faz o seguinte: Pega o Rivatuner ou o coolbits (este altera o registro do win e disponibiliza opções escondidas no forceware como o overclock) e vai subindo de 10mhz em 10mhz primeiro na GPU e depois nas memórias testando com jogos e benchs a cada subida! 270/400 pode ser um valor mais ou menos seguro! Seria ótimo se desse pra saber de qtos nanos segundos são os chips de memória! Se for 6ns o máximo é 333 mesmo e acima disso é over. Se for 5ns daria pra deixar em 400 sem ser over e daria até pra subir um pouco mais... pra saber qtos nanos são é só olhar os últimos dois dígitos no corpo do chip! No caso de ser de 6ns então seria "...60". Os chips são aqueles retangulos com o nome do fabricante (nanya, samsung, infineon...) e a numeração soldados na placa!

talvez 275/400 seja um bom valor! só testando mesmo! Mas faça por sua conta e risco! e cuidado pois ja percebi que vc não tem muita experiencia! realmente over tem q saber o que está fazendo!

Bronislaw
09-08-2006, 00:07:31
Bom sinceramente eu tava usando over na minha tnt2 m64 de 32mb, ela roda em 125 e 125, dae conseguir chegar a 190 e 190, na boa, só que dae jogando quake 3, unreal tornament, coisa de umas 3 ou 4 horas seguidas, chegava uma hora que a tela ficava cheio de chuvisco (o jogo continuava, mas ficava cheio de chuvisco, até no windows), dae reiniciando o pc ficava normal, mas dali 1 hora ou menos voltava de novo, então quando deu os chuvisco (umas 4 ou 5 horas, jogando direto), desmontei o pc e encostei no decipador de calor da placa, nossa queimei o dedo, tava muito, mas muito quente. Foi ae que coloquei um cooler de 486 nela e então ela funcionou com esse over na boa, até eu comprar essa agora...

O que me assusta é um amigo meu tem uma gforce 2 mx de 64mb, e ele diz que fazia esses over nela também, até que um dia a tela ficou cheio de chuvisco e não saiu mais, dae peguei a placa dele para testar no meu pc, assim que liga fica tudo embaçado a tela, cheio de pontinhos coloridos dançando de um lado para o outro. Foi então que ele me contou que fazia over e aconteceu a mesma coisa. Eu fiquei desconfiado que queimou ou estragou alguma coisa por causa da temperatura que deve ter subido muito.

E essa minha Geforce 5200 fx de 128 mb não tem cooler só decipador de calor, e para comprar um cooler para ela agora, alem de não ter dinheiro (estou totalmente duro), nem sei qual comprar e onde comprar e como instalar também... :(

O outro problema é que o micro esta na garantia com lacre, então não queria desmontar, mas queria fazer um over, só estou com medo da temperatura da bichinha, ou será que posso fazer igual a minha tnt 2 que naõ acontece nada?

Como minha tnt era velhinha eu socava over no maximo, não esta nem ae muito para ela, só que essa é novinha da até dó...

Mas mesmo assim muito obrigado pelas dicas RR ;)

Bronislaw
09-08-2006, 00:16:54
Só mais uma duvida, aquelas configurações da placa de video, de alto desempenho, medio desempenho, alta qualidade de imagem (que a gente configura, para obter a melhor imagem ou o melhor desempenho), realmente ajudam em alguma coisa, no caso de jogar algum jogo pesado que fique travando, se eu deixar para ter um ótimo desempenho e graficos naõ tão bons, naquela configuração, será que ajudara em alguma coisa, ou não resolve quase nada aquilo?

09-08-2006, 00:32:51
Só mais uma duvida, aquelas configurações da placa de video, de alto desempenho, medio desempenho, alta qualidade de imagem (que a gente configura, para obter a melhor imagem ou o melhor desempenho), realmente ajudam em alguma coisa, no caso de jogar algum jogo pesado que fique travando, se eu deixar para ter um ótimo desempenho e graficos naõ tão bons, naquela configuração, será que ajudara em alguma coisa, ou não resolve quase nada aquilo?

Aqui deixo sempre no medio desempenho

O que acontece é algumas otimzações são ativadas, que podem denegrir a imagem do jogo...

Faz um teste, as vezes isso não acontece tanto...

Se meche no desempenho ou não...acho que se der um ganho de 5% é muitoooooo....

Bronislaw
10-08-2006, 12:49:35
R.R peguei a numeração da chip da placa de video, mas não estou conseguindo identificar qual é, veja só:

Elixir
n2d525h16bt-5t
e mais embaixo do chip:
549006

o que ela é afinal, 6n?

-=|R.R.|=-
10-08-2006, 13:58:00
não sei se a elixir usa um padrão diferente da samsung. por exemplo, na minha 6600GT tá no chip 20 como os últimos dois dígitos, sendo 2ns! De todo modo tá parecendo que é 6ns mesmo... se for isso, acima de 333 mhz é over!!! Tenho quase certeza que é mesmo 6ns!!!