PDA

View Full Version : Socorro!!! GF4 Ti4200 64Md da XFX

Katabonius
15-07-2004, 01:11:58
:cool: Há alguns meses atrás, troquei minha vergonhosa GeForce 2 MX da ASUS por uma XFX Geforce 4 TI 4200 64Mb (250/513). O problema é que em alguns jogos a placa esta travando de uma maneira estranha. A tela e o sistema travam e aparecem alguns pixels grandes e verdes, deformando o quadro do jogo. Isso só acontece em modo 3D (jogando). Eu sei que o problema esta na placa de vídeo, pois nunca aconteceu com minha placa de vídeo antiga. Um amigo me falou que essa placa esquenta muito e uma solução temporária que estou usando é reduzir a frequência da GPU de 250 para 220. Isso ajudou em alguns jogos, mas os jogos mais recentes como Painkiller ou Farcry ainda estão travando. O jogo carrega normalmente, mas depois de 7 ou 10 minutos, o problema acontece. Acho que é super-aquecimento ou alimentação de energia.
Gostaria de achar uma solução que pudesse aproveitar a atual placa de vídeo, pois não pretendo troca-la agora. Eis algumas dicas que recebi ao longo do tempo, mas ainda não tomei providências:
- Trocar a fonte; Eu estou usando uma fonte genérica de 400w que veio com o gabinete. Talvez a troca de uma fonte genérica por uma “True Power” de 450w resolva.
- Trocar o Cooler da Placa de vídeo; Realmente o cooler da XFX aparenta ser muito fraquinho, talvez uma solução externa resolva.
- Fazer a placa operar em modo AGP 2X; Essa seria a mais barata e pior solução. Já fiz um teste e aparentemente funcionou, pelo menos no tempo em que eu estava testando não travou. O grande problema dessa solução é que eu estaria subutilizando muito o sistema, uma vez que a minha placa mãe (ABIT AN7) é AGP 8X e a placa de vídeo é AGP 4X.

Espero que as informações ajudem a encontrar uma solução para meu dilema.
Obrigado.

Marcio_Bianco
15-07-2004, 01:20:20
cara, experimenta pega um ventilador, abrir o seu gabinete e apontar o ventilador pra ele!
espera um pouco e joga alguma coisa que antes travava!
c naum travar, ja sabe q ta superaquecendo a sua placa!
dai c ja troca o cooler dela!

Gera
15-07-2004, 01:24:00
- Trocar a fonte; Eu estou usando uma fonte genérica de 400w que veio com o gabinete. Talvez a troca de uma fonte genérica por uma “True Power” de 450w resolva.
- Trocar o Cooler da Placa de vídeo; Realmente o cooler da XFX aparenta ser muito fraquinho, talvez uma solução externa resolva.

Faz estes 2, mas a fonte pegue uma de 350W que ja ta bom :)

Bolovo
15-07-2004, 01:26:35
Faz o que o Gera diz, troque a fonte por uma de 350w reias(ta o suficiente) e coloca um Fan pra jogar + ar na VGA :)

A[B]'s

Gustavolpe
15-07-2004, 01:41:32
nem precisa trocar de fonte!!! Só troca o ventilador da VGA que já deve resolver!!!! realmente esses coolers das XFX são muito pequenos e não dão conta....taca um de 80mm que ela esfria legal (como??! não sei!!! heheehe)!!!!!

marcatto
15-07-2004, 01:50:40
Vc pode colocar um cooler de baia.

Gera
15-07-2004, 02:13:35
nem precisa trocar de fonte!!! Só troca o ventilador da VGA que já deve resolver!!!! realmente esses coolers das XFX são muito pequenos e não dão conta....taca um de 80mm que ela esfria legal (como??! não sei!!! heheehe)!!!!!

Claro que é problema de superaquecimento, mas assim ele ja troca a fonte :D

Gustavolpe
15-07-2004, 02:28:54
Claro que é problema de superaquecimento, mas assim ele ja troca a fonte :D

heheheheheehehe.....mas isso é, digamos, opcional, né???! A máquina dela não precisa de uma fonte muito animal....qualquer genérica de 400W já quebra o galho!!!

--==Insano==--
15-07-2004, 12:47:23
eu faria o seguinte pra gastar pouco

1° Ia em uma assistência técnica e arrumava uns discipadores de calor de chipset, corta eles no meio e gruda nas memorias da VGA, aqui em casa melhorou muito depois que fiz isso.

2° Colocar um cooler melhor na VGA

3° colocar um ezaustor na parte trazeira da cpu e um cooler na empurrando o ar em direção ao ezaustor.

Katabonius
15-07-2004, 22:44:45
Valeu galera!
Vou tentar esse esquema de trocar a fonte e o coller da pl. de vídeo. Quanto a refrigeração do gabinete eu acho que esta legal. Eu tenho 3 collers de gabinete, 1 frontal que joga o ar pra dentro, um lateral e outro traseiro, ambos jogando o ar pra fora. Sem contar o coller da pl. mãe (ABIT AN7) e o Aero 7 Lite na CPU.
Só mais uma ajuda. A fonte é tranquilo de arrumar, mas onde eu posso comprar um bom coller para a pl. de vídeo. Só pra ajudar, estou no Rio de Janeiro.
Obrigado.