PDA

View Full Version : Problema com R9600PRO e Win98

swordfish
27-06-2004, 18:17:05
Comprei a Radeon GigaByte 9600 PRO (modelo 400/600) depois de muita pesquisa e paciencia. Na hora de testá-la, me desanimei. Estava percebendo alguma lentidao em certos jogos e resolivi testá-la no 3dmarks2001SE. Fiz 7100 pontos (config padrao, 1024, semAA) . Comparei na internet e vi que estava realmente muito atras do que poderia chegar (na internet vi muitos fazendo media de 10 ate 12 mil).

Fui no FAQ do 3dMarks e ele dizia que na configuraçao do DXDIAG (iniciar/executar/dxdiag) em EXIBIR tinha que estar habilitada a opcao ACELERACAO DE TEXTURA AGP, pois assim a minha performance (7100 pontos) iria ser 50 PORCENTO MAIOR (!!!!!!). Pronto, havia achado o problema.

Só que eu nao consigo habilitar essa opcao!!!! A explicacao (num quadrado abaixo com comentarios do dxdiag) é a seguinte - O arquivo ATI2DRAG.DRV não é assinado digitalmente, o que significa que ele não foi testado pelos laboratórios de qualidade de hardware para Windows da Microsoft (WHQL). Os drivers atuais qualificados pelos WHQL estão disponíveis apenas no Windows ME, Windows 2000 e Windows XP. Os novos drivers do Windows 98 não foram qualificados pelos WHQL.

Pois bem, tenho 128 Mb de memoria DDR 266Mhz (NAO TENHO GRANA PRA COMPRAR MAIS) e usar o WINXP (onde esse problema nao ocorre) nem rola porque com 128 Mb nem no editor de texto entra direito, imagina rodar bem jogos!!! Ja tentei varios drivers do catalyst, omega e um outro la, NAO SEI MAIS O QUE FAZER!!! Alguem tem o WIN98 e roda a RADEON 9600PRO fazendo uma quantidade DECENTE de pontos no 3dMark2001SE????? Tipo uns 10 mil pontos pra cima?????

O que eu devo fazer???? Obrigado pela ajuda!!!,

BatZ
27-06-2004, 19:16:42
acho que você está um pouco equivocado... os testes como 3DMark, assim como qualquer game, não dependem somente da placa de vídeo nos testes! E logicamente o resto da sua configuração, como o processador e a memória, é o gargalo atual do seu sistema, e não vai ter jeito de aumentar muito a sua pontução com isso... se vc entrar nos detalhes das configurações destes testes que você citou, onde usando a mesma placa de vídeo chegaram a mais de 10k ptos, provavelmente verá que a configuração deve ser bem superior a sua, como um processador de 2GHz para cima e pelo menos 256 Mb de RAM, além de poder até mesmo incluir um overclock para que tanto o processador como a placa de vídeo trabalhem a uma frequencia acima do "normal"...

no seu caso, não vejo nenhuma mágica que vá lhe aumentar os pontos significativamente, enquanto tiver esta quantidade e velocidade de memória, além do processador!

[]´s

Marcio_Bianco
27-06-2004, 19:49:53
certo batz, mas mesmo assim naum era pra ta escrito q o driver naum é assinado pela M$ e a aceleraçao AGP naum ta habilitada!

faiz assim swordfish:
desinstala o driver atual, pega o Catalyst 4.6 no site da ATI
dai procura sabe qual é o chipset da sua placa-mae e pega os drivers AGP pra ela, dai depois de instala-los, reinstala o driver da ATI.

-=|R.R.|=-
27-06-2004, 19:57:30
olha BatZ, tudo bem q a config dele não é a ideal, mas tirando a memória (128mb é muito pouco) tá na média... Se bem q o P4 1.6 tb pode ser um gargalo... Mas pode haver um problema sim, q alias tb to enfrentando!!!

Tenho testes da Rev PCs aqui com config semelhante a minha (mobo, proc, memoria...) q apontam q minha VGA tá muito abaixo na pontuação...Para vc ter uma ideia uma radeon 9000 comum da Saphire 250/400 q é inferior a minha FX faz só um pouco menos (a minha faz uns 7000 ou um pouco menos) no 3d2001(vou da outra testada) e no 2003 seu desempenho é similar a uma FX5200 de 128Bits... E reparei q em outros testes com PCs mais robustos a pontuação muda muito pouco com as mesmas VGAs, ficando claro pra mim q nesse programa conta muito mais a VGA q o resto... reparei q as pontuações num são muito diferentes, pelo menos foi o q senti...

Nesse teste da PCs com config parecida com a minha, até uma 9000Pro ganha da minha... Alguem ae lembra q eu tava reclamando q minha placa tava dando lag em jogos antigos como Unreal2 em 800x600 com muita coisa desabilitada?????? Só para efeito de comparação uma FX5600 DT 256 da ABiT faz mais de 9000 pontos no 2001SE!!!!! e é identica a minha (325/400)

Tvz o culpado seja o Quincunx pois eu deixava ele habilitado!!!! Mas mesmo assim acho q tá abaixo da capacidade dela...Se bem q nem to jogando mais...

Gera
27-06-2004, 22:04:20
Essa pontuação e por causa do Processador que esta segurando a VGA mesmo :D

CesarDRK
28-06-2004, 00:16:25
Cara... P4 1.6? Eh a mesma coisa q vc tentar andar numa bicicleta com roda quadrada... Seu sistema está segurando totalmente sua VGA... Se quiser melhoras soh com um upgrade!

swordfish
11-07-2004, 19:42:30
Então se eu colocar mais 128 Mb de memória fará alguma diferença??? Os pontos no 3dMarks vão aumentar???? Poderei rodar NFSU no máximo (sem dar algumas travadinhas - o que vem acontecendo)????

Gera
11-07-2004, 20:23:11
Então se eu colocar mais 128 Mb de memória fará alguma diferença??? Os pontos no 3dMarks vão aumentar???? Poderei rodar NFSU no máximo (sem dar algumas travadinhas - o que vem acontecendo)????

O Need vai melhorar, mas memoria não influencia no 3Dmark ;)

Marcio_Bianco
11-07-2004, 20:25:57
O Need vai melhorar, mas memoria não influencia no 3Dmark

isso, o q influencia no 3dMark é processador + placa de vídeo!