PDA

View Full Version : Entendendo sobre over no Core e Memory da VGA...

1berto
20-06-2004, 02:39:21
Expliquem-me. Quando faço over na VGA, é subindo demais os valores do core que pequenos pontos brancos (artefatos) surgem em aplicações em 3D, quando muito não traz desastres. Pois bem, e quanto a memória? Fora travar todo o sistema ou distorcer completamente a imagem, quando sei que o over na memória está o suficiente? E mais: qual é a vantagem (efetivamente falando) em subir os valores da memória? No core eu noto alguns FPS, já na memória...

dUfuZ
20-06-2004, 03:25:46
1ba, o over se torna mais expressivo na gpu, pq eh efetivamente aonde ocorre o processamento. Um ganho de 50Mhz no core resulta em maior performance do que um aumento de 50Mhz nas memorias

Tgondii
20-06-2004, 12:02:33
1ba, o over se torna mais expressivo na gpu, pq eh efetivamente aonde ocorre o processamento. Um ganho de 50Mhz no core resulta em maior performance do que um aumento de 50Mhz nas memorias

Isso depende muito da situação meu caro....
Por exemplo, o overdrive da ATI não serve para Porra nenhuma pq só mexe na gpu....
Portanto over bão e efetivo tem que mexer nos dois....
Isso sem falar que se tu pegas umas texturas gigantes o over na mem vai ser mais efetivo.... :sm03:

dUfuZ
20-06-2004, 12:28:25
bom, o overdrive nao serve pq ele no MAXIMO sobe 10% do valor stock

A questã aqui do 1ba eh o que eh mais efetivo, eh logico que o conjunto core + memo a performance eh maior, mas entre um e outro, over no core eh muito mais expressivo

Eh so fazer uma analogia colega, o que melhora efetivamente performance do seu micro, aumentar o clock do processador ou clock das memorias?

Eh logico q um nao anda sem o outro, se vc pensar na arquitetura usando FSB, mas com certeza a cpu eh mais expressiva em over

1berto
20-06-2004, 14:38:14
Já que um impulsa o outro, seria interessante sincronizar memória com core? Parece incrível, mas eu consegui sincronizá-los de tal modo que não causou nenhum problema?
Dufuz, como você sabia, meu core não foi muito longe, mas minha memória subiu bem e sem nenhum problema!

dUfuZ
20-06-2004, 15:05:07
Esse lance de sincronizaçao é muito relativo. Nos processadores de micro, o athlon por exemplo, dependendo do chipset vc obtem uma performance melhor se sincronizado com a memoria, caso dos nforce2.
Como o P4 faz um melhor uso da banda de memória, geralmente estas rodam melhor com os divisores.

Se vc for pensar, as placas de video ja usam memorias de 256 bits, enquanto q no micro 64 ou 128 em dual channel. A Gpu faz um uso mais eficiente da memória, não tendo esse estrangulamento presente nos processadores comuns. Eh logico que quanto mais rapida aumenta o processamento globlal, mas efetivamente o clock faz mais diferença

Diablo.dbl
20-06-2004, 21:19:23
Eu com a minha GTS eu conseguia ganha 25% mais de FPS nos jogos com o OC dela... :D

Tanto o OC na GPU como nas memórias dão ganha de performance...

E acredito.... que comparando a VGA com OC no limite do GPU contra a mesma vga com o OC limite nas memórias...

A com OC no GPU saia na frente :)

Fenris Wolf
21-06-2004, 02:34:32
Até onde eu sei, e nunca vi isto ser contestado, overclock bom mesmo é feito UM MONTE nas memórias e UM POUCO (se puder, mete igual) no core.
Por isso as VGAs novas do mercado tem Clock das memórias lá em cima e das GPUs lá em baixo. Se o clock da GPU fosse REALMENTE TÃO IMPORTANTE ASSIIIIIIIMMMMM já teriam colocado bem mais alto. Eles podem tudo.

[]s

dUfuZ
21-06-2004, 09:41:48
Fenris, o pessoal costuma fazer pouco OC na GPU pq nao eh qualquer uma q aguenta valores tão acima dos 10%.

É o caso da minha 9800 pro e a do 1ba, ambas são BBA box, com o mesmo chip r350, e memorias samsung de 2,8ns.

A dele chega por volta de 400MHz no core (380 default) e a minha 460Mhz sem artefatos

Rode um 3dmark2003, que leva muito mais em conta a placa de video do que o sistema em si, e veja se nao há diferença significativa, se colocadas com o mesmo clock das memorias e os clocks de GPU diferentes

Tgondii
21-06-2004, 12:01:05
Fenris, o pessoal costuma fazer pouco OC na GPU pq nao eh qualquer uma q aguenta valores tão acima dos 10%.

É o caso da minha 9800 pro e a do 1ba, ambas são BBA box, com o mesmo chip r350, e memorias samsung de 2,8ns.

A dele chega por volta de 400MHz no core (380 default) e a minha 460Mhz sem artefatos

Rode um 3dmark2003, que leva muito mais em conta a placa de video do que o sistema em si, e veja se nao há diferença significativa, se colocadas com o mesmo clock das memorias e os clocks de GPU diferentes

Putz, tu deu sorte, teu core ta chegando longe sem artefatos e na voltagem padrão!!!!Bela de uma cagada.....hehehehe