View Full Version : Upgrade: de SiS 630 on board à geforce 4 MX 440 SDR PCI
Neobius
22-02-2004, 01:53:41
Olá. Recentemente fiz um upgrade em minha máquina, nunca tive pretensão de jogar games 3D com alta qualidade gráfica, mas a SiS não permite nem o funcionamento adequado do windows... resolvi fazer o upgrade. Instalei a placa geforce 4 MX 440 64 Mb SDR 64 bits PCI, e notei uma melhora considerável no desempenho. Jogo tranquilamente quake 3 arena com tudo no maximo (o jogo é naturalmente leve no entanto) e outros games que outrora eram sequer dificeis de entrar. O 3D mark 2001 da SiS com baixa resolução nao ultrapassava os 400 pontos(369) enquanto que com a placa ultrapassa os 1300, porém acho ainda muito pouco, tenho CIENCIA de que tenho uma placa mae muito ruim (pcchips) mas so poderei disponibilizar outra no ano que vem, pois esse computador é destinado a trabalhos universitarios e nao posso mexer nele agora. O processador é Pentium 3 coppermine 750 Mhz com 256 SDRAM, a SiS foi desabilitada, o modelo da placa é M756LMRT+. Comprei a placa de video por um preço muito baixo, 150 reais, muitissimo abaixo do mercado e sei que é original pois tinha selo , codigo de barras e veio na caixa original da palyt daytona, veio inclusive com dissipador mas sem cooler (n necessita disso segundo a propria fabricante, e realmente a placa nao trava nunca) e o usuario estava querendo se livrar dela pois tinha uma agp novinha. Meu PC tem 10 Gb e apenas 200 mb livres, uso Windows 98 e gostaria de saber: existe alguma maneira de otimizar o desempenho dessa placa no Windows 98 com a placa que tenho? Como faço para aumentar o processamento dessa placa, pois acho que ela esta funcionando abaixo do que pode? Por que tenho desempenho abaixo de similares que conheço com pcchips tambem e na mesma situação com mesmo processador tiveram desempenho bem acima? O espaço livre influencia??
Obrigado
ayres
22-02-2004, 02:15:32
Realmente o desempenho dela esta muito abaixo do esperado, eu tenho um pentium 3 também, só que de 450MHz, e uma placa PCchips com video Sis onboard e 256 MB de ram pc100, comprei no inicio do ano passado uma geForce 2 MX400 PCI e cheguei a fazer 1200 pontos no 3dmark2001, mas para isso eu desabilitei tudo na placa. Ela tem um cooler, acho que seria interessante comprar um para a sua GeForce4, com o rivaturner você poderia fazer um pequeno overclock. Bem, o desempenho da minha placa é rasoavel, dentro do esperado, eu utilizo sempre os ultimos driveres da omega, o endereço é o seguinte:
http://omegacorner.com/index_nvidia.html
CesarDRK
22-02-2004, 02:25:15
Originalmente enviada por Neobius
o modelo da placa é M756LMRT+.
Não há nada q vc possa fazer neobius... essa placa mãe q vc tem eh um lixo (desculpe, mas eh a verdade!). A controladora de memória dela eh cerca de 6 vezes mais lenta q a de uma placa mãe para pentium 2 de primeira geração... ou seja... um desastre!! Digo isso pq ja tive a oportunidade de mexer nessa placa.
Pode ter certeza de q sua placa de vídeo está trabalhando cerca de 50% de todo seu potencial... para melhorar isso só com uma placa mãe & processador novos, infelizmente...
Neobius
22-02-2004, 03:22:22
Obrigado pela dica de overclock amigo, porém a placa está fazendo o que pode e tem capacidade de sobra para fazer muito mais, segundo vi detalhes de calculos matematicos do 3D mark e os comparei com as configurações do fabricante, o desempenho é em torno de 40% do máximo atingido, e um overclock só aumentaria mais ainda esse "gap" com outros componentes da máquina. Volto a frisar que sei que a placa mae é ruim, e estou satisfeitissimo com o desempenho da placa de video até aqui, pois ela nao necessita de cooler, é bem eficiente e comprei a baixo custo (150), sei que poderei utiliza-la futuramente ou vende-la bem mais caro pois a performance é boa para uma PCI e essas peças estao se rareando no mercado. Quanto aos drivers, nao custa tentar, farei assim que possivel o ajuste. Por exemplo, rodo warcraft 3 num frameskip X na pior resolução, e ao aumentar tudo no maximo, o desempenho é 90% de X ou seja, quase nada se altera, pois so faz cocegas na placa, porem o processador nao aguenta tantos detalhes simultaneamente independente da resolução. Dica para quem tem onboard e usa office como eu e nao pode adquirir uma placa mae nova: ao fazer o upgrade e notar performance duvidosa em games, aumente a resolução no maximo pois quase nada se alterará, tive experiencias inclusive em que o frame teve ligeiro aumento (?). Tentarei futuramente desfragmentar e liberar espaço livre, minha maquina sempre responde bem a isso. Bem, agradeço sugestões, que nao sejam para criticar algo que JA SEI que é ruim, pcchips e processador, isso de nada adiantará... se a unica solução que os caros colegas têm , seja de trocar as peças, por favor se abstenham da discussão, valeu pessoal. Obrigado.
Neobius, realmente não há muito o que fazer em seu caso....
vc tem vários problemas de desempenho por equipamentos, como a placa-mãe, o processaor e o pouco espaço livre em dico rígido!
nessas condições, eu não acredito que você vá conseguir alguma melhora significativa no desempenho, mas se vc está conseguindo rodar os games que tem interesse, então está dentro da sua expectativa! vc só não pode achar que irá conseguir rodar os games mais recentes e pesados, pois aí a coisa vai ficar realmente feia, mas para rodar os games mais antigos a sua configuração ainda pode segurar as pontas!
a única sugestão q eu lhe dou, é aumentar o espaço livre no HD para pelo menos 600Mb, pois 200 megas é muito pouco e pode trazer maior lentidão já que o Windows fica limitado ao uso de cache!
[]'s
1berto
24-02-2004, 19:21:18
Ainda relevando que trata-se de uma Gf4 440 mx com memos SDR... eu tenho uma 420 com essas memórias, tem uma certa desvantagens (para não dizer significativa) das que possuem as DDR.
© GamesBrasil.com.br 1999-2004