View Full Version : Discussão sobre IA's
Aeow...surgiu uma discussão legal entre eu e o Aftas em outro top e eu abro um top sobre isso entaum pra não ficar off-topic
Tipow, Deus Ex, um exemplo:
Eu tava num conduicte olhando pra uma escada e dois soldados da MJ 12 tavam passando... dai eu acionei o cloak e pulei pra escada com a shotgun armada... os dois pararam e um deles disse: "shhh..." dai eu detonei um com uma saraivada e o outro gritou " son of a bitch" e correu escada acima pra se esconder
Isso eh um exemplo de trigger em tecnologia Emergent Behavior, que deixa o jogo mais divertido pq as reações são inesperadas...
Emergent Behavior ou Scripted sequences?
Com exemplos
Du Doido
09-09-2003, 12:10:34
Tah.... mas eu sempre fico em duvida quanto a AI!
Por exemplo...se vc nao tivesse nada, eles tb nao teriam feito nada, mas, como se saber se eles nao fariam isso de qlq forma, tipo... o que eu quero dizer eh... AI eh um programa de reacoes pre determinadas, ou eh algo mais livre para o personagem!?
Sei lah.... nunca vi um jogo onde a AI me impressionou a ponto de me deixar de cara!
HolySin
09-09-2003, 12:20:54
No Deus Ex eles sempre respondem a qualquer som. Dependendo da altura do barulho que vc fez eles reagem de um modo diferente...
No geral a AI dos jogos é muito limitada, os desenvolvedores preferem deixar mais processamento pros gráficos/fisica/bleh doq para a AI... Half-Life 2 que vai ser interessante, com a AI agindo como se fosse um ator...
Eu li numa entrevista um exemplo de como vai ser... Tem uma parte que aquela mulher tem várias falas pra te dizer. Se vc quiser, pode ficar parado, olhando pra ela e escutando. Senão, pode sair correndo. Ela para de falar oq tava falando e vai atrás, termina de falar depois. Ela pode até pedir pra vc parar :)
Du Doido
09-09-2003, 12:27:23
Poutz....igual mulher mesmo.... vc pode sair correndo que ela nao para de falar!!! UAHAUhauhauaHuHUAHuHauhUHA
Rox.... alguem me da exemplos de jogos com boas AI!?
Considerando q eh de 1998, Turok 2 tem uma IA muito avançada, melhor q a do Perfect Dark
Foi o primeiro jogo q tinha como triggers o campo visual do npc e ruidos sonoros
Fora qdo vc estah com uma arma muito poderosa e aponta pro inimigo, ele começa a fugir de medo ...
O Turok Evolution tbem tem uma IA avançada... os inimigos se rendem qdo eles veem q naum vai rolar matar o Turok
ButtHead-ZA
09-09-2003, 14:10:59
exatamente! quando joguei turok primeira vez me espantei com a inteligencia dos bixano!
era tipo se vc ficava parado eles naum faziam nada, mas se vc fazia movimento ou barulho os bixo reagiam... pra epoca era muito bom mesmo!
tipo as empresas naum podem ficar perdendo tempo em IA, dah muito trabalho pra fazer, eh muita programacao... preferem realmente trabalhar nos graficos e dexar o IA meia boca...
Du Doido
09-09-2003, 14:43:41
Originalmente enviada por ButtHead-ZA
exatamente! quando joguei turok primeira vez me espantei com a inteligencia dos bixano!
era tipo se vc ficava parado eles naum faziam nada, mas se vc fazia movimento ou barulho os bixo reagiam... pra epoca era muito bom mesmo!
tipo as empresas naum podem ficar perdendo tempo em IA, dah muito trabalho pra fazer, eh muita programacao... preferem realmente trabalhar nos graficos e dexar o IA meia boca...
Poi de que adianta graficos de primeira e um IA estupida...
O que fudeu o delta force black hawk down foi exatamente a IA!!
Usou a engine do unreal 2003 (eu acho) que eh uma puta engine mas na os caras nao te acertam em um corredor estreito a dois metros de distancia de vc!
ButtHead-ZA
09-09-2003, 16:50:03
eh ruim mas eh o q os kras priorizam...
aftasardem
10-09-2003, 16:00:48
Originalmente enviada por Du Doido
Poutz....igual mulher mesmo.... vc pode sair correndo que ela nao para de falar!!! UAHAUhauhauaHuHUAHuHauhUHA
Rox.... alguem me da exemplos de jogos com boas AI!?
jogue black&white q vc vai ficar de cara.
nolf 2 é bão. halo é bão. ghotic 2 tem umas coisas legais tbém.
e tomb rider AoD é bão.:eek:
:D mentira! esse ultimo nãum vale nada! hehehehe
MadMax
10-09-2003, 18:14:46
Originalmente enviada por Du Doido
Poi de que adianta graficos de primeira e um IA estupida...
O que fudeu o delta force black hawk down foi exatamente a IA!!
Usou a engine do unreal 2003 (eu acho) que eh uma puta engine mas na os caras nao te acertam em um corredor estreito a dois metros de distancia de vc!
falou tudo, o black hawk poderia ter sido um dos melhores fps que eu joguei não fosse a AI. Era tão ruim que ficava cômico os tiroteios.
© GamesBrasil.com.br 1999-2004