View Full Version : Anti-Aliasing nas GF FX
Não sei se o pessoal tá sabendo mas as FX tem mais modos de AA do que os que são mostrados no utilitário dos Detonators da nVidia. Com o uso do Powerstrip dá pra ver alguns dos outros tipos, incluindo um tipo que pra mim é novidade, o 4X 9-tap. Depois vou pesquisar mais sobre esse. Vejam a figura:
O curioso é que se você escolher o 4X 9-tap Gaussian pelo Powerstrip e depois ir no painel de ajustes do Intellisample, vai aparecer o nome correto. Só que se você mexer no slider e depois botar na mesma posição que estava, não aparece mais, no lugar fica o 4XS (somente Direct3D):
E pra quem achava que já tinham muitos modos, dê uma olhada nos que o utilitário aTuner ativa:
Já já ponho alguns testes de performance. Nesse arquivo zip estão inclusos os arquivos "pattern" de todos os modos de AA. Pelo que eu entendi, as figuras são vistas da direita para a esquerda, para entender como os pixels (verdes) são substituídos pelas amostras AA (vermelhas).
Nas placas de vídeo atuais existem vários tipos e de AA, sendo alguns ordenados abaixo da pior para a melhor qualidade de imagem:
RGMS - Rotated Grid Multi-Sampling
OGMS - Ordered Grid Multi-Sampling
OGSS - Ordered Grid Super-Sampling
Em termos práticos, os modos MS produzem uma imagem mais borrada. É por isso que existe a opção "Texture Sharpening" nos Detonators, que é para ajudar a eliminar esse "defeito". Os modos Super-Sampling produzem a melhor qualidade de imagem possível até agora, mas em compensação são os mais lentos.
Nas Geforces alguns modos de AA disponíveis são híbridos, uma mistura de AA do tipo Multi-Sample com o AA do tipo Super-Sample. Abaixo estão alguns exemplos dos graus de AA SS e de AA MS usados pelas GeForces:
4xS: 2x RGMS + 1x2 OGSS
6x: 4x OGMS + 1.5x1 OGSS
8x: 4x OGMS + 2x1 OGSS
8xS: 2x RGMS + 4x OGSS
12x: 4x OGMS + 1.5x2 OGSS
Sobre os testes de performance, encontrei em um fórum uns testes feitos em cima do 3DMark2001SE com uma Geforce 3 em um Athlon 1.33, 256MB RAM:
Sem FSAA: 6570
2x: 5104 (-22.3%)
QCA: 4641 (-29.4%)
4x: 3399 (-48.3%)
4x+9tap: 2841 (-56.8%)
4xS: 3247 (-50.6%)
4xSS: 2701 (-58.9%)
6x: 2044 (-68.9%)
8x: 1645 (-75.0%)
12x: 1958 (-70.2%)
8xS: 1499 (-77.2%)
ButtHead-ZA
17-08-2003, 19:20:00
kra sinceramente naum entendi PORRA nenhuma!
akele arkivo dos patterns entaum pior ainda!
q monte de AAs saum esses?? q eu saiba quando tem o S do lado quer dizer q eh um tipo soh pra directx
esse 9tap dah um efeito menos borrado? aonde q vejo akele treko de sharping q vc falou? bah boiei totalmente
Eu quis dizer apenas que existem vários tipos de AA que as FX são capazes de fazer e que não são mostrados no driver da nVidia. São escondidos e apenas com programas de tweak você pode ativar. Então o negócio é ir testando cada um e ver qual o que dá a melhor relação performance-qualidade. Em alguns artigos dizem que os melhores são o 4xS e o 8xS, ainda não testei para comprovar.
Sobre o papo dos tipos de AA: Não sei se você se lembra que tinha uma discussão na época do auge das Radeon 8500 que dizia que o Algoritmo de AA delas era ultrapassado por não permitir uma taxa de frames jogável quando era ativado. Pois bem, o algoritmo das R8500 é todo em Super-Sampling, que apesar de deixar a imagem muito bem definida, era impraticável por ser lento. A solução foi encontrar um outro tipo de AA que melhorasse a imagem mas não fosse lento, então vieram as GeForces com o seu Multi-Sampling. Mas como já mencionei antes, a imagem fica meio borrada, o que fez a nVidia implementar modos híbridos de AA que misturam os dois tipos, ou seja, ter o melhor dos dois mundos.
Onde encontrar o Texture Sharpening?
Veja a screen atachada.
ButtHead-ZA
17-08-2003, 19:45:06
tah entaum dexa eu ver se entendi
tipo eu nunca desabilito a sharping texture hehe
as fx tem esse eskema de naum perder performance quando abilitando o AA ateh 4x
depois disso comeca perder performance
entaum tipo... ateh o 4x usa o tal de multi-sampling
mas fica borrado, entaum tem esses 9tab, 4xS e 4xSS pra misturar... soh q como tah misturando com o super-sampling entaum perde um poko mais de performance q quando se tivesse com o 4x comum eh issu?
e o 8x e 16x q fica um lag do kct, usa o super-sampling?
as r9500 pra cima usam o q?
Originalmente enviada por ButtHead-ZA
tah entaum dexa eu ver se entendi
tipo eu nunca desabilito a sharping texture hehe
as fx tem esse eskema de naum perder performance quando abilitando o AA ateh 4x
depois disso comeca perder performance
entaum tipo... ateh o 4x usa o tal de multi-sampling
mas fica borrado, entaum tem esses 9tab, 4xS e 4xSS pra misturar... soh q como tah misturando com o super-sampling entaum perde um poko mais de performance q quando se tivesse com o 4x comum eh issu?
e o 8x e 16x q fica um lag do kct, usa o super-sampling?
as r9500 pra cima usam o q?
É quase isso... ainda não sei direito detalhes sobre o 4X 9-tap mas sei que ele deixa a imagem muito borrada, como o quincunx.
No caso dos 8X e 16X, seguindo a mesma linha de pensamento deve ser por isso também. Apesar disso, eu vi na net que o modo 8XS é o que tem a melhor qualidade de todas, melhor até que o 8X normal e o 16X.
ButtHead-ZA
17-08-2003, 21:37:53
tipo no driver q tow usando nem tem 16x e nem esse 8xS
eh soh com algum tweaker neh?
Rafinha
17-08-2003, 22:26:25
Qual a perde de performance nas Gf4Ti (em quantos %) quando se ativar o texture sharping (nitidez da textura)...e conpensa muito ativá-los...sei que eh semelhante ao FA2x...mas queria saber quantos % perco ativando isso...
Thks!
Originalmente enviada por ButtHead-ZA
tipo no driver q tow usando nem tem 16x e nem esse 8xS
eh soh com algum tweaker neh?
Isso. Pegue o aTuner aqui:
http://www.3dcenter.org/atuner
Ele mostra todas as opções de AA para as Geforces 3/4Ti/FX.
ButtHead-ZA
17-08-2003, 23:26:18
blz valeu! vow testar aki e ver quale o melhor performance/qualidade
Diablo.dbl
19-08-2003, 18:24:51
Originalmente enviada por DanW
E pra quem achava que já tinham muitos modos, dê uma olhada nos que o utilitário aTuner ativa: Com o Drive oficial da Prolink a minha VGA aciona o 16xAA :D
PC da Assinatura em Default...
3DMark2001SE: Default 10500pts AA 0x / 0X AF
3DMark2001SE: Default 9600pts AA 0x / 8X AF
© GamesBrasil.com.br 1999-2004